Em 09 de setembro de 1933 o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto Lei nº23.133, que passou a regularizar a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Desde então é comemorado o Dia do Médico Veterinário no Brasil, uma das cinco profissões que compõem a carreira de auditor fiscal federal agropecuário (Affa). Neste dia, o Anffa Sindical parabeniza e homenageia todos os profissionais por seus esforços em prol do desenvolvimento do Brasil.
De acordo com o Presidente da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, Dr. Josélio Moura, “A veterinária está na vida das pessoas a todo momento, em suas casas, em seus animais de estimação, em uma presença constante. Não somente no quesito saúde ambiental, animal e humana, como também em ofertar alimentos seguros no ponto de vista higiênico-sanitário e tecnológico”, afirma Josélio Moura.
Como auditores agropecuários, os médicos-veterinários atuam na segurança, qualidade, inocuidade, identidade e qualidade de alimentos e insumos, nas atividades laboratoriais, nas áreas de saúde e bem-estar animal de produção, difusão de tecnologia, produção orgânica, adidância e no controle de portos, aeroportos e postos de fronteira.
O Anffa Sindical conversou com a auditora fiscal federal agropecuária, Luciana Guirelli, que comentou sobre a importância da profissão para a segurança dos alimentos. “O Affa está presente tanto na fiscalização de alimentos nacionais, quanto para exportação, trabalhando em um contexto de saúde única e geração de divisas para a economia brasileira”.
Diante da relevância dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários para o Brasil, o Sindicato alerta para o baixo contingente para suprir a demanda tão extensa de trabalho.
Neste dia, celebramos a profissão de Médico Veterinário, sempre lembrando de sua importância e valorização para o país.