Em 13 de maio, celebramos o Dia do Zootecnista, profissional responsável por diversas atividades relacionadas à criação, produção, reprodução e saúde animal. Além de sua relevância nas diversas áreas de atuação, a zootecnia contempla uma das cinco profissões que compõem a carreira de auditor fiscal federal agropecuário.
Os profissionais possuem conhecimento no campo científico e tecnológico. Dessa forma, buscam pelo melhoramento genético para eficiência produtiva de rebanhos. Além disso, realizam inspeção de alimentos de origem animal para consumo humano e fiscalização em relação à higiene, alimentação animal e produtos veterinários.
O Anffa Sindical conversou com a auditora fiscal federal agropecuária e zootecnista, Janaina Garçone, que reafirmou a importância da profissão para a sociedade. “Os zootecnistas têm um papel importante na segurança alimentar para o Brasil e para o mundo. Nossa missão é fazer com que chegue um alimento seguro à mesa de todos”.
Janaina Garçone se integrou ao Ministério da Agricultura e Pecuária em 2004 e atualmente está lotada na Divisão de Defesa Agropecuária, da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal. A servidora ainda explica que o trabalho do zootecnista traz resultados econômicos para o País, já que busca atingir resultados com qualidade e eficiência utilizando pesquisas e tecnologias na área animal.
O Anffa Sindical parabeniza todos os auditores fiscais federais agropecuários com formação em zootecnia, e todos os zootecnistas do Brasil. Nossas homenagens e agradecimentos por suas importantes funções.