Protesto pela saída do ministro da Agricultura, Bairo Maggi, e do secretário executivo, Eumar Roberto Novacki, aconteceu na manhã desta quarta-feira (27/09), em frente à sede do MAPA, em Brasília. Até o final do dia, resultado de AGNE deverá definir se Auditores Fiscais Federais Agropecuários irão aderir ou não à uma greve geral da categoria
Mais de 100 servidores públicos, em sua maioria Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs), estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (27/09), em frente à sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para protestar contra a gestão do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e do secretário executivo, Eumar Roberto Novacki.
Os servidores, que acreditam que as recentes ações do MAPA como a proposta da “Nova SDA”, por exemplo, fazem parte de um desmonte público e pela extinção da carreira, pedem a saída de Maggi do Ministério.
Durante o ato, organizado pela Delegacia do Anffa Sindical no Distrito Federal (DS-DF), também foi realizada Assembleia Geral Extraordinária (AGNE) para votar possível paralisação, onde 93 participantes votaram a favor, 1 votou contra e 7 se abstiveram.
Ao final da manhã, os servidores participantes do protesto também realizaram ato simbólico de “limpeza” da fachada do ministério, onde entoaram “Fora Maggi”.
Quanto à realização de uma greve da categoria, o delegado sindical da DS-DF, Ângelo de Queiroz, explicou que, “até o final desta quarta-feira, os resultados da AGNE em todos os estados devem ser contabilizados e o Sindicato já deve ter uma resposta quanto à realização de uma paralisação”.