A cerimônia, que aconteceu na noite desta segunda-feira (13/08), no Porto Vittória Espaço de Eventos, em Brasília, entregou diversas premiações a congressistas que não respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal ou que exerceram o mandato por pelo menos 60 dias no atual ano legislativo
Na noite desta segunda-feira (13/08), aconteceu, em Brasília, a 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco, que foi criado para estimular a cidadania a acompanhar o desempenho individual dos deputados e senadores, de modo a reconhecer o trabalho de quem se destaca positivamente.
O Anffa Sindical, que é um dos patrocinadores do evento, esteve presente em mais um ano. O presidente da entidade, Maurício Porto, entregou a premiação ao senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que foi o vencedor da categoria “Defesa Agropecuária”, de acordo com a avaliação do público na internet. Vale lembrar que o parlamentar é um dos principais nomes da Frente Parlamentar Agropecuária.
“Há três anos somos apoiadores deste prêmio que diz respeito a nossa categoria. Em consequência, temos uma grande valorização do trabalho do nosso Sindicato e uma maior visibilidade, sem dúvidas. O conjunto de critérios estabelecidos pelo Congresso em Foco, como ficha limpa, por exemplo, resulta em uma proteção política”, explicou Porto.
Questionado sobre o fato de o Anffa Sindical premiar o setor da defesa da agropecuária, Caiado afirmou que o prêmio é merecido, pois este setor é o mais importante para a economia do país, responsável pelo superávit na balança comercial, e impulsionador do comércio internacional.
“Esse prêmio é importante porque é uma certificação aos parlamentares que atuaram com desenvoltura, competência e capacidade na sua Casa, que é o Congresso Nacional. Neste momento em que os eleitores querem consultar o que os políticos têm feito, o seu dia a dia, esse prêmio vem a ser um balizador daqueles que merecem o selo de acreditamento”.
Na votação da internet, quatro deputados também foram premiados neste grupo: Sérgio Reis (PRB-SP), Afonso Florence (PT-BA), Bohn Gass (PT-RS) e Ivan Valente (Psol-SP).
Já na avaliação do júri especializado do Prêmio Congresso em Foco, que contou com a colaboração do assessor parlamentar Antônio de Queiroz, a deputada Tereza Cristina (DEM-MS) foi a parlamentar que mais se destacou este ano na defesa da agropecuária. A parlamentar preside a Frente Parlamentar da Agropecuária.
Em discurso de agradecimento, Tereza Cristina dedicou o prêmio "a todos os produtores rurais do Brasil e a todos os deputados que trabalham em prol da agropecuária brasileira".
O júri também premiou o senador Waldemir Moka (MDB-MS) e o deputado Marcos Monte (PSD-MG).
Além do presidente do Anffa Sindical, Maurício Porto, que estava representando a Diretoria Executiva (Direx), e Janus Pablo, o Conselho de Delegados Sindicais (CDS), outros membros da Diretoria e Delegados Sindicais estiveram presentes na cerimônia.
Para conferir os demais parlamentares que foram premiados ao longo da noite e mais fotos do evento acesse aqui