Na ocasião, os AFFA inspecionaram, um a um, os 201 pallets de madeira nos quais a carga estava distribuída com objetivo de verificar se atendiam as normas nacionais de entrada deste tipo de produto, uma vez que podem representar o risco da introdução de pragas no país. O mesmo foi feito em relação às bagagens da tripulação, desta vez, em parceria com a Receita Federal. Com a equipe de voo, foram apreendidos 6,6 kg de frutas e legumes.
Dois Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) do Vigiagro, em Brasília, participaram, na madrugada desta quarta-feira (08/04) do trabalho de inspeção, no Aeroporto Internacional da capital federal, de um avião cargueiro modelo Antonov 124-100, de origem ucraniana. Considerada o segundo maior cargueiro do mundo, a aeronave vinha de Shanghai com uma carga de 47 toneladas, incluindo máscaras de proteção e testes para o Covid-19, oriundos da China.
Na ocasião, os AFFAs Celso Cordeiro e Janaina Gonçalves Garçone inspecionaram, um a um, os 201 pallets de madeira nos quais a carga estava distribuída com objetivo de verificar se atendiam as normas nacionais de entrada deste tipo de produto, uma vez que podem representar o risco da introdução de pragas no país.
O mesmo foi feito em relação às bagagens da tripulação, desta vez, em parceria com a Receita Federal. Com a equipe de voo, foram apreendidos 6,6 kg de frutas e legumes. “Encontramos frutas diversas, cujo poder germinativo de suas sementes pode representar grandes riscos para as nossas lavouras. Todos os alimentos seguiram para destruição”, disse Janaina Gonçalves Garçone, que é chefe da Unidade Descentralizada de Vigilância Agropecuária Internacional no Aeroporto de Brasília.
Segundo ela, o trabalho em torno da carga foi priorizado, uma vez que o conteúdo é de extrema necessidade por causa da pandemia. “Especificamente na situação desse voo, você vê a importância de se agilizar a liberação de uma carga dessa, pois vemos como é crítica a situação mundial de obtenção de máscaras e outros equipamentos de proteção individual. Nós nos debruçamos para agilizar e verificar a conformidade o quanto antes”, explicou.
Ao falar da essencialidade das atividades da carreira, a AFFA frisou a importância da vigilância agropecuária internacional. “Nosso trabalho é garantir alimentos seguros para a população e manter o abastecimento de produtos agropecuários no país, além do mercado internacional. Então, como atividade essencial, vamos continuar trabalhando, salvaguardando a saúde pública, a saúde animal e a sanidade vegetal com o trabalho do Vigiagro pelos portos, aeroportos e fronteiras terrestres em benefício da sociedade como uma atividade que não pode parar, independente das orientações sobre a pandemia”, completou.