Faleceu no último sábado, 06/06, o médico veterinário e Auditor Fiscal Federal Agropecuário, José Alberto da Silva Lira. Ele fundou a Secretaria de Defesa Agropecuária do Governo Federal, e como secretário, foi responsável pela Frente Emergencial de Combate à Peste Suína (PSA), entre os anos de 1978 e 1979
Faleceu no último sábado, 06/06, o médico veterinário e Auditor Fiscal Federal Agropecuário, José Alberto da Silva Lira. Ele fundou a Secretaria de Defesa Agropecuária do Governo Federal, e como secretário, foi responsável pela Frente Emergencial de Combate à Peste Suína (PSA), entre os anos de 1978 e 1979.
Muitos colegas se solidarizaram com sua partida e deixaram mensagens de homenagem, pela sua trajetória de vida e trabalho. Veja abaixo:
Antônio Andrade – Um profissional competente que apoiou muitos colegas e, acima de tudo, sempre com uma alegria contagiante e uma preocupação humanista. Um exemplo.
José Carlos Moura – Quem teve a oportunidade de conviver a pessoa do José Alberto Lira, sabe que o Lira era um guerreiro, sábio, amigo, um exemplo, não só como PAI, mas sobretudo, como colega e, muito fez pela medicina veterinária brasileira. A Academia Baiana de Medicina Veterinária perde. A Medicina Veterinária brasileira perde. Entretanto, nós amigos do Lira continuamos com ele eternamente nas graças de Deus.
Cristiano – Nossa! Que pena, realmente uma figura. O Brasil perdeu. Que o Bom Deus receba o Lira de braços abertos e conforte a sua família. Lamento muito.
William Vale – Grande figura humana, sempre alegre e prestativo. Que descanse em paz.
José Cezar Panetta – Muito triste o passamento do amigo Lira. Sempre terei viva a pessoa amável, atenciosa, o profissional sério, competente, sua doação total à Veterinária Brasileira. Vai deixar muita saudade para nós todos. Nossos sentimentos à sua querida Família.
René Dubois – José Alberto da Silva Lira, na sua trajetória profissional, engrandeceu a Medicina Veterinária Brasileira, não somente pela sua competência e liderança, mas sobretudo pela sua integridade. No que concerne à Defesa Sanitária Animal, nunca admitiu concessões. Líder autêntico, inspirava a sua equipe ao melhor desempenho das suas tarefas. Foi assim que liderou o processo de erradicação da peste suína africana no Brasil. Não sei o que seria mais admirável na marcante personalidade do Lira, se a competência profissional, se a lealdade do amigo, se a sua contagiante alegria de viver. Durante mais de meio século construímos uma sólida amizade, juntos enfrentamos memoráveis desafios em defesa da veterinária. A Medicina Veterinária Brasileira está de luto, mas a morte não apagará a marca que ele deixou registrada em nossa lembrança e nas páginas da história da veterinária. Solidarizamo-nos com os seus familiares e prestamos nossa homenagem a sua memória.
Phyllys Catharina Romijn – Meus sentimentos à família e amigos. Sou grata pelos ensinamentos de vida que deixou entre nós.
Luciano Figueiredo – A Medicina Veterinária Brasileira perde um grande nome. Os amigos perdem um grande companheiro, os colegas sentem profundamente sua partida. Lira foi-se, mas no rastro da sua trajetória deixa gravado com louvor e méritos os passos da sua honrada existência. Que Deus lhe dê paz.
O Anffa Sindical, com pesar, deixa suas condolências à família e relembra com alegria o grande homem que fez história na carreira de Affa.
Confira seu memorial completo.