No primeiro dia da reunião do CDS (Conselho de Delegados Sindicais), que ocorre de maneira híbrida, em Brasília, os participantes ouviram os informes da Direx e das diretorias. Na oportunidade, o secretário-geral, Rodrigo Machado, falou sobre a padronização de redação da entidade e a necessidade de seguir as regras contidas. “Temos que ter cuidado com todos os documentos, pois esse manual faz parte da gestão de qualidade do Sindicato”, disse. O secretário encaminhará novamente o documento às DS e se dispôs a dirimir as dúvidas, se houver.
O andamento das ações coletivas e individuais dos filiados foi rapidamente explicado pelo diretor da pasta, Rogério Silva, e pela advogada do Sindicato, Gabriela Leal. Os delegados também poderão sanar todas as dúvidas na terça-feira, pela manhã, com a participação dos representantes do escritório Torreão Braz.
Dando sequência aos informes, a secretária de Administração, Rogéria Conceição, fez uma apresentação da pasta e falou dos planos de saúde, da tentativa de novos convênios, da necessidade de atualização cadastral, da administração de recursos humanos e da capacitação dos funcionários que ocorrerá ainda este semestre.
As estratégias junto ao parlamento e instituições do agro e do governo foram destacadas pelo diretor do departamento de Relações Institucionais, Felipe Correa. Ele falou sobre a criação do Núcleo Político Estratégico, que funciona como se fosse um conselho com orientações e planejamento da pasta. De março até hoje, foram contatados, segundo ele, 13 deputados, dois senadores, sete entidades, dois membros do Governo e cinco representantes do Ministério da Agricultura, em demandas diversas. “Essas investidas têm como objetivo engajá-los para o atingimento dos nossos pleitos”.
Finalizando as apresentações das diretorias, o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Antônio Andrade, fez um panorama dos principais resultados da diretoria no primeiro semestre deste ano. Ao falar das redes sociais, o diretor apresentou as postagens de maior destaque e os vídeos que geraram maior engajamento no período. Ele também explicou a diferença entre os vídeos com visualização orgânica, sem custo para impulsionamento, e os que receberam uma ajuda financeira para atingir maior número de pessoas na internet. “Para chegar no povo, tem que bancar. É uma área cara, que tem que investir”, disse. O dirigente lembrou que, embora seja importante popularizar a carreira na sociedade, é no público que decide as coisas (parlamentares, agentes públicos etc) que deve ser a maior aproximação.
Ao falar do site, ele detalhou o número de acessos nos últimos seis meses, que foi de 29.136 usuários. “Existe uma certa regularidade com uma queda dentro desse período, que é caracterizado o fim de semana. Desta forma, calculamos que eventos de grande porte, como uma AGNE, não teriam repercussão se fossem anunciados numa sexta, por exemplo. O diretor falou ainda de estratégias para “segurar” o usuário mais tempo na ferramenta, dos assuntos que mais interessam os filiados, e do horário de maior visitação da página.
A nova configuração da página para atender os usuários que, em sua maioria, acessam pelo celular, também é uma novidade. “Dos que acessam o site, 54% o fazem pelo celular. Então, chegamos à conclusão que precisávamos investir nisso e deixar o site também mais arejado e responsivo. Incluímos uma agenda parlamentar com todas as pautas do parlamento, disponibilizamos a agenda do presidente, entre outras coisas. Ainda não pudemos avaliar, pois o site foi atualizado para o Dia do Affa. Mas faremos em breve uma comparação para continuar aperfeiçoando essa ferramenta”, disse.
Os destaques dados pela imprensa, entre março e julho, também foram mencionados. Segundo o relatório do dirigente, no período de cinco meses, o Anffa Sindical foi procurado por diversos veículos de expressão nacional, como a revista Globo Rural, a TV Globo, a agência de notícias Reuters; o Canal Rural, e os jornais Valor Econômico e Estado de SP. O resultado foi a exposição de 14 Affas na imprensa, em matérias sugeridas pela Assessoria, e que exaltam o trabalho realizado pela categoria. Foram feitas ainda 75 publicações. Destas, cinco foram artigos, dez foram notas em veículos nacionais e regionais, 24 entrevistas concedidas por porta-vozes indicados pelo Sindicato e oito entrevistas a rádios regionais e nacional.
Outras ações de promoção da carreira e de valorização dos filiados foram lembradas, como a divulgação do estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre o impacto socioeconômico da atuação dos Affas na pandemia, o envio do cartão de aniversário aos filiados, a criação de folhetos informativos sobre a carreira para distribuição no Congresso Nacional, etc.
A reunião do CDS continua na terça-feira, a partir das 8h30.