“Falamos sobre a mobilização, a nossa reestruturação e as tratativas para negociação. Durante as conversas percebemos que os colegas estão fazendo tudo o que podem pelo êxito do nosso pleito”, disse o secretário-geral do Anffa Sindical, Rodrigo Machado.
A mobilização em torno da reestruturação da carreia segue intensa em Itajaí (SC). Dezenas de Afffas lotados na Utra (fiscalização de pescados e entrepostos de origem animal), na Central de Certificação, e no Vigiagro do Porto da cidade participaram, na última quinta-feira (03/02), de reuniões com membros da Direx, do Comando Estadual de Mobilização (CEM) e da Delegacia Sindical do estado para atualizar as informações a respeito das ações reivindicatórias.
“Falamos sobre a mobilização, a nossa reestruturação e as tratativas para negociação. Durante as conversas percebemos que os colegas estão fazendo tudo o que podem pelo êxito do nosso pleito”, disse o secretário-geral do Anffa Sindical, Rodrigo Machado.
O dirigente também lembrou da defasagem elevada de pessoal no município, que tem o segundo maior complexo portuário do país em se tratando de movimentação de contêineres, ficando apenas atrás do Porto de Santos.
A suplente da delegada sindical de SC, Cristhiane Stecanella de Oliveira Cattani, endossa a observação do secretário-geral. “Achei nossa visita muito positiva, pois conseguimos tirar as dúvidas dos colegas e notamos engajamento tanto de colegas novos e mais antigos no serviço”, ressaltou.
Segundo ela, foi observado o cumprimento dos prazos regulamentares na Central de Certificação e bastante consciência acerca das ações reivindicatórias em curso em todas as unidades visitadas. “O Vigiagro, por exemplo, está bem comprometido, embora o reduzido número de Affas na unidade, por si só, já inviabilize rotineiramente o cumprimento dos prazos regulamentares para o desembaraço aduaneiro das cargas agropecuárias, onde, mesmo com o apoio de constantes forças-tarefas não é possível o atendimento. O que demonstra a necessidade urgente de concurso público para suprir a carência de Affas na região. Alguns Auditores que fiscalizam as indústrias do município e estão lotados na Utra são do concurso mais recente e também estão envolvidos na luta pela reestruturação”, relatou.
A dirigente afirmou que os sindicalistas contaram com a presença do chefe do Vigiagro.
Eleição – Na oportunidade, os filiados também foram orientados sobre as eleições que ocorrerão no dia 21 de fevereiro para a escolha do novo dirigente sindical que estará à frente da DS/SC, após vacância do cargo.
Além do secretário-geral e da suplente da DS/SC, a reunião com os Affas de Itajaí contou ainda com a presença do suplente daquela Delegacia Sindical, Daniel Bez, e do representante do CEM, Daniel Bressan.