Em meio à pandemia de Covid-19, instabilidade política, insegurança institucional e ampliação da crise econômica, o trabalho do Anffa Sindical nas mídias sociais esteve centrado na necessidade de continuar apresentando a carreira de AFFA para a sociedade, destacando a importância do trabalho desenvolvido pelos auditores no período de pandemia garantindo o bom desempenho de toda a cadeia agropecuária brasileira.
Em 2021 alguns desafios foram enfrentados na gestão de mídias digitais. As plataformas privilegiaram o desempenho orgânico de conteúdos pessoais de entretenimento e informativos sobre a pandemia. Ao mesmo tempo, buscando combater a proliferação de fake news, passaram a controlar e até impedir o impulsionamento de postagens que mencionassem termos como “pandemia”, “coronavírus”, “Covid” e outros correlatos.
Apesar disso, no último ano houve uma importante participação dos AFFAs na produção de conteúdo para as redes, de modo que foram gravados e divulgados mais de 30 vídeos produzidos pelos próprios filiados, em ocasiões diversas, como dia do Aposentado, dia do Zootecnista, Dia do Médico Veterinário, dia do Farmacêutico, e em operações como a Zona livre de Febre Aftosa.
Esses conteúdos geraram engajamento nas redes e repercussões na mídia mostrando que a parceria entre conteúdo jornalístico e conteúdo publicitário contribuiu para divulgar a carreira e apresentar o AFFA como referência para a sociedade. Assim, durante o último ano, esse trabalho alcançou a marca de 7.983.640 visualizações de usuários nas mídias do Sindicato.
Por fim, o envolvimento com demais agentes públicos como a ABPA e Fonacate e as ações voltadas à defesa do serviço público foram destaques nas redes do Anffa Sindical. Também tiveram boa aceitação os materiais informativos como por exemplo as cartilhas do bacalhau e a cartilha de vinhos e espumantes.
Em 2022, para evidenciar as pautas e fortalecer a imagem da carreira de AFFA e do ANFFA Sindical, a comunicação de marketing terá como objetivos ampliar o alcance e conteúdo e gerar engajamento e conversação.