+ Notícias

Debate sobre mercados internacionais de carnes brasileiras será conduzido pelo presidente do Anffa Sindical, na III Expomeat

Publicado em
por
Compartilhe

Especialistas fornecerão panorama da atual situação dos mercados internacionais de carnes, e trarão esclarecimentos e perspectivas para o setor em 2022.  

Com o objetivo de transmitir informações atualizadas e oportunizar o debate sobre temas voltados às questões sanitárias do rebanho nacional, o Anffa Sindical apresentará o Seminário sobre Defesa Agropecuária (SEDAGRO) durante a III Expomeat, que acontece entre os dias 15 e 17/03, no pavilhão de Exposições Anhembi, São Paulo/SP. 

Ao longo dos três dias de evento, quatro painéis de discussão sobre programas sanitários, inspeção de produtos de origem animal, produtos à base de proteína vegetal e mercado internacional de carnes serão conduzidos por especialistas do governo federal, setor produtivo e academia.
 
O primeiro dos quatro debates, intitulado “Perspectivas dos mercados internacionais de carnes brasileiras em 2022” terá como participantes o Diretor de Mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luis Rua; o Presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Antonio Camardelli; e o Diretor do Departamento de Temas Técnicos,Sanitários e Fitossanitários (SCRI/MAPA), Leandro Feijó. A mediação desse primeiro painel será feita pelo Presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), Janus Pablo.

Segundo o Presidente da ABIEC, Antonio Camardelli, o debate surge da necessidade atual de visualização de mercados, assim como da proposição de estratégias para o alcance desses pontos de comércio internacionais. “O contexto da pandemia do novo coronavírus nos introduziu a esses diálogos, pois precisamos de estratégias para esse momento de transição da pandemia.” 

Segundo ele, uma importante parceria foi estabelecida com foco nesse trabalho, e já demonstra resultados. “Sabemos que atualmente é impossível exportar sem a chancela do governo. Assim, ao publicar o Decreto Presidencial de Essencialidade nº10.282/2020 e logo após a Portaria Interministerial nº19/2020, que trata do controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados, o governo contribuiu fortemente para a consolidação do Brasil como o principal exportador de proteína animal do mundo”, avalia

Nesse contexto, Camardelli avalia que a grande responsável pelo recorde de receita em exportações que o país atingiu em 2020, foi essa integração público-privada. “Entendemos que uma cadeia produtiva sem dano, e pronta para responder às demandas de países anteriormente provedores – mas que em decorrência da Covid-19 passaram a demandar produtos de países como o nosso –  nos permitiu não apenas manter o atendimento aos mercados tradicionais como também expandir a variedade de produtos exportados.”

De acordo com o diretor, baseado nesse trabalho será possível alcançar uma marca inédita de 2 dígitos em exportações, atingindo a cifra de U$ 10 bilhões em 2022.

Para Leandro Feijó, da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, a participação na Expomeat é uma oportunidade para demonstrar ao público o trabalho conjunto que vem sendo realizado pelo MAPA/Adidos e setor privado nas estratégias para a manutenção, ampliação e abertura de novos mercados para as carnes brasileiras. 

Além disso, Feijó dá uma prévia do que o público pode esperar do primeiro dia do SEDAGRO: “Durante a apresentação, serão destacadas as principais negociações em curso e os desafios existentes que podem influenciar nas exportações brasileiras de carnes. Também abordaremos as questões sanitárias em saúde pública e saúde animal, as barreiras de terceira geração, como sustentabilidade ambiental e bem estar animal que passam a influenciar nos processos de negociação, sejam na abertura/manutenção de mercados, assim como nos acordos de facilitação de comércio.” 

De acordo com o diretor, as exportações brasileiras do agronegócio em 2021 bateram o recorde histórico de US$ 120,6 bilhões, um desempenho 20% superior ao resultado de 2020, representando 43% das exportações totais brasileiras. Para ele, esse resultado está diretamente ligado ao trabalho dos AFFAs, de modo que será abordada ainda, a importância do Auditor Fiscal Federal Agropecuário em todo este processo envolvendo a análise técnica dos temas e as estratégias de negociação para a abertura, manutenção, ampliação e melhoria de acesso às carnes brasileiras.

Para Janus Pablo, presidente do Anffa Sindical, o SEDAGRO será uma oportunidade ímpar de interação entre o setor privado e os Auditores Fiscais Federais Agropecuários. Além disso, Janus ressalta a qualidade dos palestrantes e de conteúdo, e convida: “O conteúdo selecionado do painel aliado à competência dos palestrantes oferecem a oportunidade de se transmitir uma grande quantidade de informações em um momento inédito.”

Antonio Camardelli corrobora essa avaliação, acrescentando que o painel trará a apresentação atualizada do cenário internacional. Com base nisso, será possível traçar um panorama tanto dos principais desafios, quanto das perspectivas para o setor de proteína animal neste ano.

Os painéis de discussão serão apresentados no Auditório Mário Lanznaster.
Clique aqui e realize seu credenciamento para acesso ao painel
 

ANFFA Sindical é o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários
Setor Comercial Sul, Quadra 2, Bloco C, 4º andar, Ed. Jockey Club - 70.302-912 - Brasília, DF
(61)3224-0364 / (61) 3246-1599 / (61) 3968-6573 

Acompanhe nas Redes Sociais

Jornalistas:

Juliana Procópio
jornalista@anffasindical.org.br

Júlia Silva
imprensa@anffasindical.org.br
Assessoria de Imprensa: FSB Comunicação
Shismênia Oliveira
(61) 99233 9131
shismenia.oliveira@fsb.com.br

Assessoria de Marketing: Angular Comunicação
Túlio Carvalho
(61) 98365 9548