“Creio que o fato de um AFFA ser homenageado pela Casa Branca e por uma universidade norte-americana mostra à sociedade que somos pessoas preocupadas com aqueles ao nosso entorno, que prezamos pelo estar de toda a sociedade.”
Luiz Galeote Ywasaki é médico veterinário há 41 anos e atua há 20 anos no MAPA. Faixa preta de quarto grau em karatê, pratica a arte marcial há 46 anos, e conta que a paixão pelas artes marciais é um sonho de infância. “Quando eu era criança queria muito aprender judô, mas minha família não tinha condições de pagar uma academia.” Dessa motivação surgiu o sensei que atua como voluntário há 32 anos, ensinando a arte do karatê para jovens carentes de maneira gratuita. Atualmente ele dá aulas na Universidade Federal de Itajubá-MG, onde também atua como médico veterinário no SIF 1883.
No último dia 29/11, Luiz recebeu o título de doutor honoris causa pela Erich Fromm University, universidade norte-americana, em razão de seu trabalho social. Ele conta como foi feito o contato para o recebimento dessa homenagem. “Sou conhecido no karatê brasileiro. Já estive capa da revista Master, no Livro dos Grandes Mestres das Artes Marciais apresentando minha biografia em três idiomas, e por último saí no Livro dos Grandes Mestres norte-americano. Anualmente a Casa Branca homenageia pessoas que fazem trabalhos voluntários em diferentes áreas, e em 2021 foram escolhidos professores voluntários em diferentes áreas das artes marciais: Karatê, judô, jiu-jitsu e etc. Assim, conhecendo minha trajetória no esporte, o editor do livro norte-americano entrou em contato com o editor do livro brasileiro querendo incluir meu nome na homenagem daquele ano.” No mesmo dia houve também uma solenidade assembleia dos deputados em São Paulo/SP.
A rotina do médico veterinário e também sensei é intensa. “Sempre dei aula nos lugares em que trabalhei como veterinário. Atualmente dou aula na UNIFEI nas terças e quintas-feiras, das 12h30 às 13h30 e das 17 às 18h.” e complementa destacando o compromisso de seus alunos: “Às vezes marco treino nos sábados e/ou domingos e os alunos vão. Já tivemos aulas no Natal, no Ano Novo e até na sexta-feira santa”, conta satisfeito o professor que tem 26 alunos regularmente matriculados.
Em meio à rotina de treinos e aperfeiçoamento de seus alunos, Luiz atua no SIF das 6h às 16h, faz uma graduação em educação física e uma pós em artes marciais. Além disso, possui dois títulos de Mestre e quatro pós-graduações na área de medicina veterinária e agronegócio.
Em um trecho do texto assinado pelo presidente norte-americano, Joe Biden, lê-se a seguinte avaliação: “Ao partilhar o seu tempo e paixão, você nos ajuda a descobrir e a apresentar soluções para os desafios que enfrentamos – soluções de que precisamos agora mais do que nunca. Vivemos num momento que exige esperança, luz e amor. Esperança para o futuro, luz para ver caminho em frente, e amor uns pelos outros. Através de seu serviço, você nos fornece os três.”
O Auditor Fiscal Federal Agropecuário entende que seu trabalho social reflete na formação desses jovens e relaciona essa atividade ao atual momento de mobilização dos AFFAs. “Estamos lutando pela melhoria de nossa carreira. Ao mesmo tempo, creio que o fato de um AFFA ser homenageado pela Casa Branca e por uma universidade norte-americana mostra à sociedade que somos pessoas preocupadas com aqueles ao nosso entorno, que prezamos pelo estar de toda a sociedade”, avalia.
Luiz Galeote irá se aposentar no próximo ano, momento no qual se dedicará apenas à arte marcial e conta que já foi informado de que, por volta do meio deste ano, será homenageado em outras duas publicações de destaque no esporte, o Livro dos Principais Faixas-pretas do Brasil, e a edição de 2022 do Livro dos Grandes Mestres, em novembro.
O sensei finaliza sua reflexão ponderando sobre seu desejo para os alunos e seus colegas AFFAs. “Procuro ensinar para esses jovens as técnicas de karatê e sua filosofia para que eles sejam campeões na vida, para que sigam o caminho do bem e usem o karatê somente em caso de legítima defesa. Adoro meus alunos e alunas. Eles me respeitam, reconhecem meu trabalho e isso importa muito. Espero com isso conseguir incentivar meus colegas a sermos cada vez mais participativos em nossas comunidades, não apenas com nosso trabalho como Auditores, mas como cidadãos.”
11 Brasileiros homenageados
Na mesma ocasião, o senador Marcos do Val também recebeu o título de Dr. Honoris Causa (foto abaixo). O senador, que foi instrutor da SWAT em Los Angeles por 20 anos, também é praticante de artes marciais e já foi homenageado no Livro dos Grandes Mestres das Artes Marciais. Na imagem o senador entrega título idêntico a Robson Maciel, maior nome do karatê brasileiro.
Confira abaixo os títulos recebidos pelo AFFA, assim como aparições em publicações de destque no esporte.