Primeira palestra da programação de abertura foi realizada pelo Psicoterapeuta Somático e Analista Comportamental, Márcio Schultz, presidente e fundador do Instituto Rennove, com o tema: “Competências emocionais e o eneagrama na gestão de pessoas”.
A manhã do primeiro dia do Congresso Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (VI Conaffa), no Rio de Janeiro, foi dedicada a trabalhar competências emocionais dos participantes, sob a orientação de Márcio Schultz, psicoterapeuta somático. “Vou ajudá-los a fazer um upgrade na compreensão das emoções”, antecipou o especialista. Schultz personalizou a dinâmica para os Affas, utilizando a especialidade do Instituto Rennove, do qual é presidente e fundador, que é permitir ao participante identificar quais emoções estão mais presentes e assim transformá-las em recursos ou competências emocionais, segundo a metodologia que ele desenvolveu para alcançar esse objetivo.
Para atingir os resultados esperados, o psicoterapeuta realizou uma dinâmica de grupo com os participantes, utilizando um eneagrama com um resumo de nove estilos de liderança: determinado, inovador, harmonizador e outros. De acordo com Schultz, a ampliação da consciência do que são as emoções e como elas são responsáveis pelo comportamento, permite obter o melhor de cada estilo de liderança e criar estratégias baseadas nos reais potenciais de cada membro da equipe. Na dinâmica, ele trabalhou dois pilares: “você” e “o outro”, em que “você” tem que reconhecer as próprias emoções e a do outro; e “o outro” deve aprender a lidar com as próprias emoções e com a dos outros. “Só processamos assuntos para os quais temos redes neurais pré-construídas, mas é possível reorganizar nossas estruturas neurais”, explicou, antes de iniciar a dinâmica.
No decorrer do trabalho feito em duplas, cada participante avaliou seu estilo de liderança ou gestão, vícios emocionais e recebeu uma dica de ouro para lidar com cada um desses estilos. Segundo o psicoterapeuta, esse trabalho terapêutico ajuda os profissionais a entenderem mais de gente e com isso, eles obtêm melhores resultados.