Na última sexta-feira (20) filiados da Delegacia Sindical de Goiás estiveram reunidos na sede da Superintendência Federal de Agricultura do estado para um nivelamento de informações sobre as pautas da carreira. A reunião foi conduzida pela delegada sindical Ana Lucia Pereira e o diretor de Aposentados e Pensionistas, Maurício Porto, após o encontro do Conselho de Delegados Sindicais ocorrido em Brasília em agosto passado.
O diretor abriu o encontro transmitindo informações aos cerca de 30 filiados sobre duas ações judiciais que beneficiam os aposentados e pensionistas. Iniciando pela ação judicial decorrente da Lei 8.880/94 (URV), na qual servidores públicos tiveram uma perda salarial da ordem de 3,17%, quando da conversão para a nova moeda, também foram atualizadas informações sobre a ação referente à GDAFFA, mais conhecida como Processão, que remonta ao ano de 2001, ambas ações conduzidas pelo escritório Mota & Advogados Associados.
Segundo a delegada sindical, em listagens antigas, resgatadas para a ação judicial do percentual de 3,17 constam também nomes de centenas de Auditores Agropecuários que ainda estão na ativa, sobretudo aqueles que ingressaram no Ministério da Agricultura e Pecuária no concurso público de 2001.
“Desse modo, o Anffa Sindical em colaboração com o escritório Mota & Advogados Associados vem realizando a busca dos colegas contemplados, visto que a entidade titular das ações judiciais em questão, a antiga Anffa Associação Nacional não vem atuando desde os anos de 2016/17, e grande parcela dos contemplados em ambas as ações judiciais são também filiados ao Anffa Sindical.”
Outro tema abordado foi a questão do apensamento da PEC 06/2024 à PEC 555/2006, a fim de garantir que o percentual da contribuição previdenciária seja gradativamente diminuído em 10% a cada ano. Nesse sentido, atualmente há cerca de 90 requerimentos de apoio à medida, informou o diretor, que completou: “Esse trabalho deverá ser intensificado junto aos parlamentares logo após o período das eleições municipais.”