Dados demonstram a opinião dos brasileiros sobre funcionalismo público e lideranças
O Instituto DataFolha, por meio do Movimento Pessoas à Frente, realizou, em outubro, uma pesquisa para saber a opinião dos brasileiros sobre funcionalismo público e lideranças. No geral, 83% da população brasileira acredita que funcionários públicos poderiam oferecer mais para a sociedade se tivessem os meios necessários para sua atuação.
O objetivo do estudo foi consultar as opiniões e percepções da população brasileira sobre as pessoas que trabalham no serviço público. Os dados apontam que, para 63% dos brasileiros, a minoria ou nenhum funcionário público é respeitado e valorizado pela população do país.
Ainda de acordo com a pesquisa, 93% dos entrevistados concordam que os servidores deveriam ter seu trabalho avaliado constantemente e serem recompensados de acordo com seus desempenho. E 92% acreditam que os funcionários públicos precisam de apoio, principalmente de suas lideranças e chefes, para se desenvolverem como profissionais e realizarem melhor seu trabalho. Ainda, 84% concordam que pessoas bem preparadas em cargos importantes de governo produzem impacto positivo em suas vidas.
A identificação da população com a parcela da sociedade que conduz os programas e políticas públicas também chama atenção na pesquisa de opinião. Visto que os números indicam que a diversidade de gênero é vista positivamente pela sociedade brasileira, com 86% dos entrevistados concordando que ações para promover e garantir igualdade de gênero no serviço público são importantes.
A “Pesquisa Opinião dos brasileiros sobre o Funcionalismo Público no Brasil e suas Lideranças” teve abrangência nacional, incluindo Capitais, cidades de outras Regiões Metropolitanas e cidades do Interior, de diferentes portes, em todas as Regiões do Brasil. Foram entrevistadas 2.025 pessoas, com margem de erro de 2 p.p
Fonte: DataFolha.