O livro está disponível em versão física e digital (formatos EPUB ou PDF), e pode ser adquirido na página da própria editora (clique aqui).
Com o objetivo de fornecer um compilado de protocolos analíticos para a determinação de contaminantes químicos em alimentos, foi lançado neste mês o livro Chemical Food Contaminants Analysis (Métodos e protocolos de análise de contaminantes químicos em alimentos, em portugês), no qual o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Rodrigo Hoff participa como editor em parceria com o Doutor em Ciência dos Alimentos (UFSC) e Pós-doutorado em Química Analítica (UFSC), Luciano Molognoni.
Farmacêutico e Bioquímico de formação, Rodrigo ainda é Doutor em Química e Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014), e atualmente está lotado no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (LFDA-RS) onde trabalha com Molognoni.
Rodrigo conta que a obra começou a ser desenvolvida em novembro de 2022, quando recebeu o convite do professor doutor Anderson de Souza Sant’Ana, da Unicamp. “Desde o convite, selecionamos tópicos, convidamos autores nacionais e estrangeiros, escrevemos diversos dos capítulos incluídos no livro, além de todo trabalho de organização, revisão e gestão da obra.”
Segundo Hoff, o objetivo do livro é ser um guia prático para uso em laboratório. Destinado a pessoas que trabalham em laboratórios públicos e privados, além de acadêmicos e pesquisadores que lidam com contaminantes químicos em alimentos, o material contém protocolos detalhados passo a passo que incluem dicas práticas adquiridas com a experiência, e foi escrito a várias mãos.
“Este livro não foi escrito apenas por mim e pelo Dr. Luciano Molognoni. Ele conta com dezenas de autores e coautores, cada um escrevendo um ou mais protocolos analíticos. Ressalto que mais da metade dos 22 capítulos é de autoria ou co-autoria de colegas Auditores Fiscais Federais Agropecuários que trabalham nos LFDAs. Além disso, vários outros capítulos têm como autores pessoas que tiveram passagem pelos LFDAs como bolsistas”, informou.
O Affa destacou ainda que as informações no volume podem qualificar ferramentas analíticas para o todo setor agropecuário nacional, já que laboratórios de análise de alimentos são essenciais para mercados exportadores e importadores de commodities agrícolas. Do mesmo modo, ao mesmo tempo em que divulga protocolos utilizados pelos laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura e Pecuária, auxilia a consolidar essas técnicas como métodos de referência.
O material faz parte da série Methods and Protocols in Food Science (MPFS) – Métodos e Protocolos em Ciência de Alimentos – da editora Springer, uma organização global que atende e apoia a comunidade de pesquisa científica. Ele se divide em capítulos sobre contaminantes clássicos, como metais pesados, dioxinas e furanos, e uma segunda parte sobre contaminantes emergentes, mais recentes na toxicologia de alimentos, explicou Rodrigo.
O livro está disponível em versão física e digital (formatos EPUB ou PDF), e pode ser adquirido na página da própria editora (clique aqui).