Durante a semana de reunião entre a Diretoria Executiva Nacional e o Conselho de Delegados Sindicais, ocorrida essa semana em Brasília, um momento de homenagem foi realizado em favor do Auditor Fiscal Federal Agropecuário aposentado Waldyr Brandão.
Médico veterinário de formação, e Affa há quase 50 anos, foi o primeiro veterinário a trabalhar na área de saúde no município de Marília/SP, onde desenvolveu trabalhos iniciais que levaram à adoção do uso de cloro no tratamento de água, procedimento adotado até os dias de hoje pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), como relembrou o coordenador do CDS, Simplício Lima.
“O doutor Waldyr Brandão é absolutamente merecedor desta homenagem”, pontuou o coordenador. Outros colegas e ex -alunos de Brandão, que também deu aulas na Universidade de Marília (Unimar) também compartilharam seus depoimentos, como foi o caso da delegada sindical de São Paulo, Gisele Camargo. “É uma honra ter meu professor de inspeção na faculdade entre nós. Ficamos felizes por poder propiciar essa homenagem.”
Relembrando a época de organização inicial das carreiras da Defesa Agropecuária, o primeiro vice-presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Defesa Agropecuária (Anteffa), Clovis Gersioni, ressaltou que “antes mesmo de sermos Anffa Sindical ou Anteffa, já participamos de movimentos no estado de São Paulo em favor das nossas atribuições.”
Nesse sentido, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, ofereceu uma placa de homenagem a Brandão pelos serviços prestados ao longo de sua carreira e declarou: “Sinta-se em casa. Aqui é onde discutimos a evolução de nossa tão honrada carreira.”
Emocionado, Waldyr declarou ser uma alegria estar entre amigos, agradeceu o reconhecimento e lembrou sua máxima durante os anos de trabalho, de sempre “fazer o trabalho justo e perfeito”. Na oportunidade também presenteou o Sindicato com um exemplar do livro de sua autoria intutilado “A missão de um médico veterinário na sociedade”, e colocou-se à disposição da carreira para quaisquer demandas nas quais possa contribuir, mesmo após a aposentadoria.