“Não vamos ser laranjas”, declarou o delegado sindical do Estado.
Auditores Fiscais Federais Agropecuários do Amazonas realizaram uma ação de protesto na manhã de hoje (15) contra o descaso do governo frente às pautas da categoria. Distribuindo seis mil laranjas à população, os Affas buscaram chamar a atenção das autoridades em saúde pública e da população para os riscos que o PL do Autocontrole oferece à segurança alimentar do país.
“Com a aprovação desse projeto seremos obrigados a atestar produtos que não fiscalizamos, agindo como se fôssemos laranjas nesse processo”, declarou o delegado sindical do Estado, Christian Barnadd.
Além dessa pauta, Christian destacou a importância da reestruturação da carreira e a necessidade da realização de concurso público para Affas, tópicos para os quais o governo não tem apresentado soluções insatisfatórias, na visão da categoria. Rodrigo Serpa mencionou também a relevância do trabalho dos affas “nas lavouras e rebanhos nacionais, evitando a introdução de pragas e doenças que possam afetar a agropecuária nacional”.
O PL do Autocontrole, está na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, sob a relatoria do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), prestes a ser aprovado, já que tramita em caráter terminativo. No momento, aguarda análise de pedido de vistas de senadores para ser votado. A aprovação do projeto é dada como certa por governistas.