Os auditores fiscais federais agropecuários (affas) da Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais (SFA/MG), realizaram uma ação de reflorestamento em área verde ao lado do setor F (Alimentação Animal), na própria SFA/MG. Desde 2010 a equipe cuida do local fazendo plantio de árvores frutíferas, nobres, entre outras.
De acordo com o affa Antônio Samarão, em 2007, já havia algumas árvores, como bananeira e abacateiro, no terreno. Entretanto, um projeto previa construções naquela área. Com isso, os affas, Jamir de Oliveira, José Bastos e João Carlos Dias, iniciaram o trabalho de plantio de diversas espécies frutíferas e árvores nobres. Desde então, a área é preservada.
“Nesse espaço, que totaliza aproximadamente 500m2, há plantas frutíferas como abacate, manga, caqui, tangerina, goiaba, acerola, jambo, romã e pêssego, compartilhado com árvores nobres como jequitibá, pau-ferro, sete cascas, mogno, bálsamo, ipês de várias cores, peroba rosa, jatobá, jacarandá. Aqui funciona como um exemplo de um sistema agroflorestal no centro da capital”, conta Antônio Samarão. “Mas o mais interessante é a recuperação da área, até o clima aqui mudou, está muito mais fresco. Além das frutas e árvores funcionarem como alimento e abrigo para as diversas espécies de animais que habitam na SFA”, conclui.