O Anffa Sindical esteve reunido, nesta quarta-feira (27/11), com as Comissões Mista e de Médicos Veterinários inscritos no Concurso Público Nacional Unificado -bloco 3-, para tratar de pautas essenciais sobre o certame e o fortalecimento da carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário (Affa). A reunião aconteceu de forma presencial, em Brasília, com alguns representantes das comissões.
Na oportunidade, o Anffa reforçou seu compromisso em lutar pela convocação de todo o cadastro de reserva (CR). O sindicato, junto às comissões, trabalhará por 400 vagas como cenário, mas continuará pressionando para alcançar a meta de 600. “Estamos realizando interlocução política e negociando com o Ministério da Agricultura e Pecuária e com o Ministério da Gestão e Inovação, pois a necessidade de Affas é urgente”, afirma o presidente do Sindicato, Janus Pablo.
Ainda de acordo com o vice-presidente do Sindicato, Ricardo Aurélio, seriam necessários cerca de 1.600 Auditores Agropecuários para suprir a demanda. “Há 1.285 cargos vagos imediatamente, que já poderiam ser ocupados. Estamos trabalhando para que o segundo chamamento aconteça ainda em 2025”, esclarece a fonte.
Além da pauta citada, durante a reunião também foi debatida a implementação de um curso de formação em duas fases: uma inicial, administrativa e à distância, e outra específica, presencial e no local de atuação. A proposta segue em análise, mas já é consenso que o curso será obrigatório e não eliminatório.
Em paralelo a interlocução com o Governo Federal, o Sindicato aguarda a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), em 13 de dezembro, quando poderá ser definido o número de servidores a serem convocados, de acordo com os recursos destinados à contratação de pessoal.
Inicialmente o CNU conta com 200 vagas para novos auditores agropecuários, os quais 116 vagas serão destinadas a Engenheiros Agrônomos; 55 para Médicos Veterinários; 12 para Químicos; 11 para Farmacêuticos; e 6 para Zootecnistas.
Participaram da reunião pela Comissão de Veterinários, Mayara Novais, Erick da Silva e Sarah Maria de Oliveira. Também estiveram na reunião representando a Comissão Mista, Amanda Maria Costa, Carolina Jaguarivel e Vânia Rocha.