O Anffa Sindical realizou, ao longo desta semana (02-04/05), trabalho institucional em prol do enriquecimento da carreira. Como parte das ações, o Sindicato esteve presente em eventos no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e no Instituto Servir Brasil, além de participar de reunião parlamentar.
Seminário “Assédio: Violência Silenciosa – Conhecer para combater”
Na terça-feira (02/05), o Anffa Sindical marcou presença no seminário “Assédio: Violência Silenciosa – Conhecer para combater”. Promovido pelo MAPA, o evento teve como objetivo apresentar as estratégias e ferramentas implementadas pelo Governo Federal para prevenir e combater o assédio moral e sexual na Administração Pública.
“É um assunto muito interessante, onde o MAPA demonstrou interesse em fazer um trabalho conjunto com o Sindicato para tratar sobre o tema”, afirmou o diretor de departamento de Relações Institucionais do Anffa Sindical, Felipe Corrêa.
O encontro contou com a presença do ministro da pasta, Carlos Fávaro, do secretário-executivo Irajá Lacerda, do corregedor Cyro Dornellas, da ouvidora Maria das Graças Salles, da ouvidora-geral da União, Ariana Frances, e da psicóloga Jussara Sartini.
Lançamento do Plano Plurianual do SUASA
Ainda na terça-feira, o Sindicato participou do Lançamento do Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) 2023-2027. O Plano estabelece os objetivos e metas da Defesa Agropecuária no âmbito federal e estadual.
Com o lançamento do Plano, são esperados como principais benefícios uma maior integração e alinhamento intragovernamental e melhoria da gestão por resultados.
Estiveram presentes no evento o diretor de departamento de Relações Institucionais do Anffa Sindical, representantes das agências de Defesa Agropecuária e superintendentes e servidores da SDA.
Lançamento do Sistema de Gestão de Atos Normativos Agropecuários (MapaLegis)
Na quarta-feira (03/05), o Anffa Sindical esteve presente no Lançamento do Sistema de Gestão de Atos Normativos Agropecuários (MapaLegis), no MAPA. O sistema pretende apoiar a aplicação de boas práticas regulatórias pelos servidores na produção de atos normativos e será adotado simultaneamente pelo Ministério da Agricultura, pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Além de gerar a promoção de um ambiente regulatório confiável que favoreça a produção agropecuária e a atração de investimentos (relembre mais sobre o sistema aqui).
Estiveram presentes por parte do Anffa Sindical o diretor de Política Profissional, Welciton Alves, e o diretor de departamento de Relações Institucionais, Felipe Corrêa. Ainda, o secretário adjunto de Defesa Agropecuária (SDA/MAPA), Marcio Rezende.
Reunião com o Deputado João Leão
Durante a tarde, a diretoria de Relações Institucionais participou de reunião com o Deputado João Leão (PP/BA), que faz parte da comissão mista de orçamento, para tratar sobre reestruturação, tema de grande importância para a carreira.
Evento Instituto Servir Brasil e o Movimento Pessoas à Frente
Por fim, na quinta-feira (04/05), o Sindicato participou de reunião com o Instituto Servir Brasil e o Movimento Pessoas à Frente com objetivo de futuras parcerias de políticas de equidade étnico-racial no setor público.
O movimento listou 27 recomendações para promoção de equidade étnico-racial, elaboradas a partir de um Grupo de Trabalho do Movimento Pessoas à Frente que reuniu 46 especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil. O objetivo agora é promover parcerias com entidades sindicais e proporcionar políticas de equidade no setor público.