Dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público do Brasil, representantes do Instituto República.org estiveram na tarde de ontem (13) na sede do Anffa Sindical, em Brasília, para apresentar a plataforma República em Dados. A oficina foi realizada por meio de uma parceria entre o Sindicato e o Instituto Servir Brasil e teve como objetivo disseminar o trabalho realizado na plataforma, bem como as possibilidades da mesma para a gestão pública baseada em evidências.
O encontro foi aberto pelo presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, que destacou a discussão atual sobre processos de melhoria do serviço público e elogiou a iniciativa
que tem o potencial de agregar servidores e sociedade, em prol da construção de um serviço público eficiente e de qualidade que traga retorno para a população brasileira em geral.
A seguir, a Gerente de Dados e Comunicação, Vanessa Campagnac, falou um pouco mais sobre a missão do Instituto: “Nossa missão é dar atenção à gestão de pessoas no serviço público. Acreditamos que não há outro caminho para a redução da desigualdade no Brasil que não passe pelo serviço público” , compartilhou.
Logo após, a Analista de Dados, Paula Frias, apresentou a plataforma República em Dados aos presentes. Segundo ela, quatro principais questões nortearam a criação da ferramenta, as quais o grupo de 15 pesquisadores da organização buscou responder:
- Como são vistas as pessoas que trabalham no serviço público?
- Como elas realmente são?
- Que desafios enfrentam? e
- Quais as principais dificuldades na gestão de pessoas no serviço público?
A resposta a essas questões foi obtida com base na análise de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). De posse dessas métricas são elaborados estudos e análises contextualizados que contribuem para a disseminação de conhecimento na sociedade, assim como na elaboração de políticas públicas necessárias.
Um dos principais materiais elaborados foi o estudo que desmistificou, por meio de números, que a grande massa do funcionalismo público recebe os chamados “supersalários” (acesse aqui).
Por fim, a Analista de Projetos, Ana Pessanha, compartilhou o documento Propostas para Fortalecer a Capacidade Administrativa dos Governos 2023-2026, lançado no último ano, o qual apresenta oito sugestões de aperfeiçoamento em três grandes áreas do serviço público, tais quais: recrutamento e seleção, gestão de desempenho e políticas de ação afirmativa.
As pesquisadoras destacaram que a plataforma está em constante construção, uma vez que a pulverização de dados ainda é predominante em estados e municípios, o que dificulta a captação desses indicadores. Janus parabenizou a equipe pela iniciativa e compartilhou suas expectativas de que a ferramenta possa colaborar para uma maior transparência e a consequente modernização do serviço público brasileiro.