Do ponto de vista estrutural, físico e humano, a pasta acumulou expertise e se utilizou de criatividade e integração com os estados para chegar o mais próximo possível do seu público alvo: o filiado. Claro, sem deixar também de ampliar o conhecimento da sociedade sobre a importância do trabalho do AFFA para o país e para a economia do país.
Considerada uma atividade essencial nas organizações, a área da Comunicação faz jus às suas atribuições ao utilizar de suas ferramentas para atingir seu público com o máximo de excelência e foco no aperfeiçoamento da imagem da instituição, além de maior visibilidade e alcance de resultados ainda melhores.
Sob essa perspectiva, é nítida a notável a transformação da Diretoria de Comunicação e Relações Públicas ao longo dos anos, mais especificamente nas duas últimas gestões.
Do ponto de vista estrutural, físico e humano, a pasta acumulou expertise e se utilizou de criatividade e integração com os estados para chegar o mais próximo possível do seu público alvo: o filiado. Claro, sem deixar também de ampliar o conhecimento da sociedade sobre a importância do trabalho do AFFA para o país e para a economia do país.
Tecnologias – À frente da organização do setor nos dois mandatos do presidente Maurício Porto, que encerra a gestão este ano, os diretores Roberto Siqueira Filho e Danilo Kamimura inovaram no quesito tecnologia. Da tela do computador ou do celular, os filiados e o público externo puderam acompanhar o novo layout do site da entidade, mais objetivo e responsivo. Além de alcançar o maior número possível de filiados, sejam eles ativos, aposentados ou pensionistas, a novidade permitiu disponibilizar recursos para que os próprios Auditores sejam parceiros do Anffa Sindical na divulgação da categoria junto ao público em geral.
Na mesma linha, a DCom lançou o aplicativo do Sindicato. A ferramenta permite, por exemplo, que o usuário acesse, em um único espaço, os diversos canais de comunicação da entidade como Facebook, Twitter, Youtube, Website, além de disponibilizar acesso rápido à agenda de eventos e espaços para assuntos jurídicos e para aposentados e pensionistas.
Outro recurso, hoje bastante utilizado, foi desenvolvido pelos atuais diretores. É o sistema de envio de SMS, que são mensagens instantâneas sobre assuntos de interesse dos colegas.
O Inffo Sindical, outra ferramenta necessária para os filiados, passou por reformulação e ganhou uma cara nova. Além de visual mais clean, as edições passaram a ser enviadas pelos Correios apenas para aposentados e pensionistas. Aqueles que desejassem continuar recebendo a edição impressa tiveram que alterar a opção na área de atualização cadastral do site. A novidade foi ao encontro da proposta de sustentabilidade do Sindicato e visou otimizar também os recursos financeiros da entidade, de maneira que pudessem ser melhor aplicados em novos projetos em prol da carreira.
Votação eletrônica – O sucesso na votação eleitoral deste ano por meio eletrônico também tem o esforço desta gestão. Apesar de não estar ligada diretamente à condução dessa ferramenta neste pleito, já em 2017, a DCom discutia, junto ao Conselho de Delegados Sindicais, possíveis métodos de votação para assembleias e eleições sindicais neste formato. Naquela oportunidade, outra ferramenta, a realização de vídeoconferências, era estudada pela Diretoria, com testes feitos junto a DS interessadas. O protagonismo foi tão fundamental que, não apenas tornou ágil e prática a organização de assembleias, e outras instâncias, como preparou antecipadamente o Sindicato para o momento que vivenciamos hoje, com a adoção quase que exclusiva de ferramentas digitais para superar o distanciamento social imposto pela crise sanitária em curso.
“A DCom apoiou a criação de assembleia eletrônica, onde o filiado que esteja distante possa expressar sua opinião, votando nas assembleias, e criou a dinâmica de realização de transmissão ao vivo de pautas das assembleias. Com a pandemia, realizamos também muitas lives juntamente com a diretoria de Política Profissional e as assembleias. A acessibilidade foi um grande avanço nessa gestão”, completou o diretor do Departamento, Danilo Kamimura.
Interação com os filiados – Entre as campanhas memoráveis, como não lembrar da que promoveu interação entre os filiados ao escolher o nome do cão mascote do Vigiagro? O concurso cultural idealizado em 2018 pela Diretoria foi um sucesso e elegeu o nome Sherlocão entre os mais votados. A iniciativa surgiu como forma de homenagear os cães que atuam na companhia de AFFAs, desde 2016, em atividades de fiscalização de bagagens na busca de produtos de origem animal e vegetal proibidos de entrarem no país. Com o nome definido, foram criadas peças publicitárias incluindo o cão em atividades com os personagens lúdicos que representam os AFFAs nas publicações do Sindicato, que são Pedrão e Martinha. O AFFA vencedor foi premiado com um notebook.
No mesmo ano, os AFFAs passaram a receber notícias através do “Radar Anffa Sindical”, um informativo semanal de eficiente distribuição de informações por meio de uma lista de transmissão via Whatsapp.
Política defendida constantemente pelo Sindicato, a atualização cadastral também sofreu modificações a partir da DCom ao longo desses anos. Considerando que é a partir dela que os colegas podem participar plenamente de diversas atividades sindicais e ainda se informar de todos os acontecimentos de interesse, a pasta garantiu a oportunidade de os próprios filiados atualizarem seus dados no site. “Apoiamos a Secretaria de Administração ao criar essa ferramenta on line, de maneira a agilizar o processo de atualização cadastral, além das campanhas realizadas para que os filiados mantivessem seus dados atualizados”, explicou Danilo.
Outra iniciativa que integrou os colegas diz respeito à criação de um banco de imagens, com a função de ser um espaço colaborativo por meio de fotos de AFFAs em ação. Além de enriquecer o acervo visual do Sindicato, a ideia contribuiu como campanha para motivar os filiados a mostrarem o seu trabalho para a sociedade.
Valorização – A importância do trabalho do AFFA para a sociedade foi o lema de uma grande campanha de marketing pela valorização da carreira realizada entre 2016 e 2017. As peças publicitárias alcançaram perfis diferentes com mensagens específicas para o público interno, no caso os filiados, e o público externo (setor produtivo, área técnica e científica, empresariado, poderes públicos e população em geral).
Para garantir maior êxito na mensagem principal da campanha foi elaborado um plano de inserções relacionadas ao tema em veículos de comunicação (rádio, tevê e internet) e nas principais mídias sociais. A proposta incluiu ainda o patrocínio de páginas especializadas e de programas jornalísticos relacionados ao agronegócio, entre outras ações.
Além desta campanha, que atingiu grandes proporções, a DCom manteve seu planejamento de marketing junto à empresa Livre Iniciativa, munindo os canais oficiais de comunicação do Sindicato de mensagens de incentivo à carreira.
Integração – Uma das metas conquistadas foi ainda a execução de um trabalho integrado com ainda mais eficiência entre as equipes do jornalismo interno, do marketing e da assessoria de imprensa, de modo que elas trabalhassem em parceria.
A união de esforços na busca de uma comunicação mais unida e perspicaz também alcançou os estados. Em 2016 e 2019, a DCom reuniu diretores de comunicação das Delegacias Sindicais para, pela primeira vez, trocar ideias e permitir que eles se inteirassem acerca das estratégias traçadas para essa área que envolvem, entre outros, o orçamento da pasta incluindo os gastos fixos com todas as atividades da área, como impressão e distribuição de periódicos, os custos na área de marketing, que inclui a produção de peças publicitárias, de brindes, o pagamento das despesas com a empresa de publicidade; os gastos com recursos eletrônicos, que diz respeito à manutenção do site e do aplicativo da entidade; os gastos com a área de imprensa, incluindo o pagamento da empresa de assessoria, além de rubricas previstas.
Na oportunidade, os líderes sindicais receberam, de forma inédita, um treinamento de media training, com o objetivo de prepará-los melhor no atendimento à imprensa enquanto interlocutores do Anffa Sindical. Assim como o estreitamento da relação da Diretoria Nacional com as estaduais, a troca de experiências e apresentação de soluções foram o saldo positivo ao longo dos encontros realizados em Brasília.
Para Roberto Siqueira Filho, o que fica de legado é a estruturação da Diretoria de Comunicação. “Nós iniciamos o trabalho com apenas um funcionário contratado e outro sem vínculo empregatício e carga horária flexibilizada. Nossa sala era pequena e a Diretoria quase não tinha recurso. Tínhamos um site que praticamente replicava mais notícias do que produzia e poucos canais de comunicação. Hoje, nós temos um site muito mais moderno e ágil. Temos uma equipe muito mais atuante na sua área de competência. Temos uma comunicação integrada com uma agência de publicidade e uma assessoria de imprensa profissionais. Temos vários canais de comunicação com o filiado”, disse.
O dirigente lembrou do reflexo dessa mudança sentido durante o maior evento do Sindicato. “Prova do resultado é a avaliação que os filiados fizeram na pesquisa do Dieese que foi apresentada no último Conaffa, onde a comunicação foi eleita uma das melhores áreas do Sindicato. Muito diferente de anos atrás, quando havia avaliações ruins e apenas um fórum de discussão que era insuficiente, pois não conseguíamos produzir nada”, lembra.
Novos ares – Como contribuição à nova diretoria, que será comandada por Antonio Andrade, os diretores apostam na integração com os estados e no trabalho conjunto com as empresas de comunicação contratadas.
“Acredito que utilizar mais os recursos da comunicação integrada, de forma a tornar mais ágil o processo é uma das recomendações. A comunicação está pronta, sua estrutura também, e a próxima diretoria terá mais liberdade para avançar em conteúdos de divulgação, que também trabalhamos bastante. Foram conteúdos para a carreira, para a sociedade, mas que sempre há muito o que se fazer e o tempo nos traz essas demandas. Também seria bom focar na comunicação das Delegacias, pois esse ainda é um gargalo nosso na comunicação direta com o filiado. Nem tudo que temos de informação pode se tornar público e a comunicação direta com o filiado, mais próxima, tem que acontecer. Não pelo site ou pelas mídias sociais, não por e-mail, mas, como ação direta do delegado e do diretor de comunicação estadual”, endossou Roberto.
Na mesma linha, Danilo Kamimura reforça que a entrega de um departamento de Comunicação bem estruturado e desenvolvido já traz avanços consideráveis à próxima gestão. “Agora é continuar a desenvolver esta área tão fundamental para o Sindicato e fazer com que a entidade e a carreira cresçam e se desenvolvam em imagem junto a sociedade”.
Ao se despedirem do mandato os dirigentes agradecem pela experiência acumulada em meio aos desafios e pelo trabalho compartilhado com os funcionários. “Eu levo uma gratidão imensa pela oportunidade que a carreira me deu, tanto de ser Auditor Fiscal Federal Agropecuário, quanto de ser diretor de Comunicação da nossa instituição maior de representação. Foi um orgulho, por duas vezes, ter tido o apoio e a confiança dos colegas”, explica Roberto.
“Desses seis anos de muita luta e trabalho, levo três coisas muito importantes. A experiência adquirida, a certeza de um trabalho bem feito e comprovado pelos produtos palpáveis entregues à categoria e a amizade dos diretores e funcionários que sempre terão um espaço especial em nosso coração”, completou Danilo.