Representantes do Anffa Sindical estiveram reunidos com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, na tarde de ontem (21) durante agenda da pasta em Campo Grande-MS. O encontro se deu em um momento reservado pela ministra durante o evento de lançamento da Rota Bioceânica, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul (Alems).
Além do presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo, estiveram presentes o delegado sindical do estado, Mélvio Vendruscolo, o Affa Celso Martins, ex-superintendente de agricultura no Estado, e também o Affa João Cavalera, ex-diretor do departamento de saúde animal (DSA).
De acordo com Janus, a ministra foi muito atenciosa e mostrou-se interessada nos indicadores de desempenho da carreira, os quais refletem diretamente na economia do País. Em diálogo, Simone Tebet esclareceu as questões relativas ao orçamento e ao novo arcabouço fiscal, aprovado pelo governo em agosto passado.
De modo prático, a chefe do Planejamento e Orçamento comprometeu-se a manter contato com a ministra de Gestão e Inovação em Serviços públicos, Esther Dweck, a fim de alinhar os procedimentos entre as duas pastas.
Mais que isso, Tebet certificou sua posição em momento estratégico das negociações, quando, uma vez finalizado o processo no MGI, ele será encaminhado à Junta de Execução Orçamentária (JEO), um colegiado formado por integrantes da Casa Civil, do Ministério da Economia, Ministério do Planejamento e Orçamento e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços públicos.
“A ministra comprometeu-se em não apresentar objeções à nossa reestruturação, o que representa um fator fundamental para a concretização dessa demanda”, avaliou Janus Pablo.
Vale ressaltar ainda, a declaração do secretário de relações de trabalho do MGI, José Lopes Feijóo, feita no último mês, afirmando que a carreira dos Auditores Agropecuários já cumpre os quatro requisitos para a concessão da reestruturação. Segundo ele, a última etapa a ser finalizada é a resolução da questão orçamentária que dará viabilidade à mudança, tema que será discutido durante a primeira rodada das Mesas Específicas de Negociação, no próximo dia 09.