Após aprovação de requerimento, audiência pública para discutir o assunto será agendada
Durante a reunião deliberativa da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), nesta quarta-feira (08), foi aprovado um requerimento que solicita a realização de audiência pública, com o objetivo de discutir a importância da aviação agrícola para o país, legislações vigentes e ações judiciais que questionam a pulverização aérea. O documento foi solicitado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP/RS).
Com uma história de mais de 75 anos de prestação de serviços à agropecuária brasileira, a aviação agrícola destaca-se pela importância de suas atividades. Entre elas, a pulverização precisa de defensivos, semeadura, aplicação de fertilizantes, combate a incêndios florestais e, até mesmo, no controle de vetores de doenças urbanas e repovoamento de rios e lagos com espécimes aquáticas. “Mesmo com toda a importância, a atividade sofre constantes impugnações e tentativas de barrar sua significativa participação no desenvolvimento e crescimento da agropecuária brasileira”, alega o requerimento.
“Assim, diante da importância da aviação agrícola, não só para a atividade agropecuária, mas, para a economia brasileira, proponho essa ampla discussão nesta Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal”, finaliza.
Para a audiência, foram convidados a presidente do Conselho de Administração do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG), Hoana Almeida Santos, o Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Fabrício Rosa, o Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Márcio Portocarrero, o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Sérgio de Marco Leal, o representante do Ministério da Agricultura e Pecuária, José Victor Torres, a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Silvia Maria Massruhá, o ex-ministro da Agricultura e Pecuária, Roberto Rodrigues, o ex-ministro da Agricultura e Pecuária, Blairo Maggi, e o representante da Indústria Brasileira de Árvores (IBA), Diego Camelo.
Neste momento, o senador aguarda o agendamento de data da audiência, que ainda não foi confirmada.