A cerveja está entre as bebidas mais consumidas no Brasil. O país, inclusive, é o 3º no ranking mundial que mais consome a bebida. De acordo com a empresa de pesquisas Kantar, durante a Copa do Mundo o consumo da cerveja aumenta ainda mais. Afinal, futebol e cerveja gelada combinam demais com o Brasil.
Para celebrar o clima da Copa do Mundo, o Anffa Sindical preparou uma série de informações e curiosidades sobre a bebida mais consumida no país. No Brasil e no mundo existem infinitas receitas de cerveja sendo produzidas todos os dias, você conhece alguns dos tipos produzidos pela indústria?
Tipo Lager
As cervejas tipo Lager são de baixa fermentação e produzidas em tanques com temperatura entre 9°C e 15°C, fazendo dela uma cerveja mais refrescante, com menor teor alcoólico e com aparência mais clara, sem tantos aromas.
01 – Pilsen
A cerveja do tipo Pilsen é a queridinha dos brasileiros e também a mais produzida. Isso acontece, pois a bebida traz refrescância ao consumidor, o que agrada o paladar de brasileiros em um país majoritariamente quente durante todo o ano. Em resumo, é uma cerveja leve e descontraída.
Além disso, a pilsen traz um teor alcoólico baixo e um amargor bem marcante, ou seja, é possível beber uma quantidade maior e ainda assim evitar exageros.
Esse tipo de cerveja também agrada a indústria já que leva apenas quatro ingredientes: malte pilsen, água, lúpulo e levedura, tornando- se rápida a produção.
02 – Rauchbier
O estilo rauchbier é bem diferente dos estilos que a grande maioria das pessoas estão acostumadas a beber. Ele possui aroma e sabor que lembram bacon e linguiça defumada. Em alemão, “rauch” significa “fumaça”. Por isso, essa cerveja tem esse nome exatamente por ser produzida a partir de maltes defumados.
O seu amargor não é muito presente, assim como o seu teor alcoólico que também não é muito elevado e a sua carbonatação costuma ser de média para alta.
03 – Dunkel
A Dunkel é uma cerveja de perfil maltado, escura e fácil de beber. Possui menor teor alcoólico, dulçor e final seco. Essa cerveja apresenta coloração cobre, podendo ter tons avermelhados. Seus aromas e sabores são o destaque desse estilo e vêm dos maltes, trazendo notas de grãos e panificação.
Nesse estilo o lúpulo não deve ser a estrela e sim aparecer de forma sútil com aromas herbais e florais e um amargor baixo.
Tipo Ale
As cervejas do tipo Ale são de alta fermentação, são submetidas a temperaturas altas (entre 15°C a 25°C), o que faz com que os açúcares do malte se transformem em gás carbônico e álcool.
01 – Weizenbier
As weizenbier atraem atenção pela sua característica de produção por meio trigo, que é opaco e traz sabores peculiares, fazendo com que seja uma cerveja diferente e interessante ao paladar.
Seu sabor é destacado pelo aroma de banana e cravo. Opcionalmente, também pode haver um leve a moderado caráter de baunilha e/ou notas de goma de mascar (tutti-frutti). O sabor suave, com algo de pão ou grãos de trigo é complementar, pois é um caráter de malte granulado doce suave. O sabor e amargor do lúpulo é muito baixo.
02 – Red Ale
De coloração cobre a marrom avermelhado, as Red Ale têm aromas de caramelo e até algumas notas de malte tostado predominantes no aroma. Elas podem vir seguidas de aromas de frutas ou herbáceos e terrosos vindos do lúpulo. Por conta do corpo mais robusto e dos aromas da tosta, é comum perceber notas de toffee e caramelo tostado, além de leve dulçor.
03 – IPA
São duas as variações principais de India Pale Ales, ou como são conhecidas, a IPA: as que seguem o estilo Inglês e as do estilo americano.
Pela escola inglesa a cerveja tem coloração dourada ou cobre, aromas e sabores de frutas, florais e herbáceos do lúpulo, amargor e teor alcoólico médio a alto.
Já pela escola americana, a cerveja tem aroma de frutas cítricas e tropicais, além de terem aumentado a intensidade do aroma, amargor e teor alcoólico.