Auditores Agropecuários participam nesta semana da 42ª edição da Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr 2023) em um stand de atendimento ao público. O evento acontece de 14 a 18 de novembro e busca estimular o investimento da cadeia produtiva agropecuária nacional no estado de Roraima.
A atividade foi desenvolvida com apoio do Anffa Sindical e, de acordo com a delegada da organização no estado, Ludmila Saboya, está sendo uma participação bem sucedida. “Estamos apresentando a carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários e suas diversas áreas de atuação por meio de vídeos institucionais e diálogos com o público, além de demais que competem ou nas quais o Ministério da Agricultura e Pecuária está envolvido”, informou.
Ao todo, nove servidores do Mapa no estado têm se revezado no stand que realiza um trabalho educativo junto ao público para a conscientização do perigo que doenças e pragas como a influenza aviária, a gripe suína africana e a mosca da carambola, por exemplo, podem acarretar à agricultura nacional. Ainda nesse sentido, orientações sobre ações de educação sanitária, aviação agrícola, fiscalização de bebidas e fertilizantes acontecem em paralelo.
“A participação do Auditor Fiscal Federal Agropecuário é salutar e essencial nesses tipos de evento”, avaliou Ludmila. “Acredito que nossa presença mais próxima do público, no dia a dia de quem produz e quem consome contribui para a desmistificação da figura do Affa, abrindo espaço para que o público nos ouça do ponto de vista da educação e não da punição.”
Em complemento às ações de educação, os Affas Ludmila Saboya, Apolinário Santana, Germano Drews, Anastácio Levimar, Terezinha Brandão, Américo Monteiro, Rudolf Zeidler, Airton da Silveira, Juan Mast e o Superintendente Federal de Agricultura do Amazonas Guilherme Pessoa, lembraram da necessidade de valorização da carreira que é peça chave no agronegócio nacional.
“Diante do todo já exposto, destacamos que é preciso dar atenção e encaminhar ações que promovam a perenidade da carreira. Valorizar a carreira de Affa é valorizar a agropecuária nacional” , finalizou a delegada.