Na tarde de terça-feira 15/02 o vice do Anffa Sindical, Ricardo Aurélio e membros do Sindicato estiveram em audiência com o deputado Luis Tibé (AVANTE-MG) para tratarem da reestruturação da carreira e concurso público para Affas.
Inicialmente foi apresentado ao deputado o desempenho da carreira durante a pandemia de Covid-19 com base no estudo recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Nesse contexto temas como a carência de Auditores Fiscais Federais Agropecuários, os riscos sanitários e financeiros aos quais o Brasil ficaria exposto caso pragas e doenças atingissem o país e a manutenção de 183 mil postos de trabalho no agronegócio também foram descritos, reforçando, junto ao deputado, o valor que a carreira possui assim como a necessidade de concurso público.
Ricardo Aurélio também falou ao deputado sobre os recentes diálogos com entes do governo na última semana, mencionando o apoio da Ministra Tereza Cristina e de entidades representativas do setor produtivo (leia mais aqui) em busca da reestruturação remuneratória dos AFFAs.
Ainda nesse sentido, o vice-presidente destacou o impacto reduzido que haveria no orçamento caso o pleito da classe fosse atendido. “Embora o déficit de auditores seja um fator preocupante no contexto da Defesa Agropecuária, o baixo quantitativo de affas poderia significar a inclusão da categoria na rubrica de reestruturação de carreiras e aumento de remunerações, contida no orçamento de 2022”.
Após essas considerações, o deputado Luis Tibé se prontificou a oficializar a posição de apoio à categoria, e informou que ainda nesta semana estará em reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ocasião na qual intercederá pela causa dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.
Além do vice-presidente do Anffa Sindical, também estiveram presentes os diretores de Comunicação e Relações Institucionais, Antônio Andrade e Felipe Corrêa, respectivamente e o Coordenador do CNM, Serguei Brener.