“Quem foi Quem no Congresso Nacional” permite que cidadãos acompanhem e monitorem como cada deputado e senador votou em projetos cujos temas são de relevância à sociedade.
Para auxiliar o eleitor com a decisão do voto, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) lançou a plataforma “Quem foi Quem no Congresso Nacional”. A ferramenta permite que cidadãos acompanhem e monitorem como cada deputado e senador votou em projetos cujos temas são de relevância à sociedade.
Cinco critérios foram estabelecidos pelo Diap para a construção do histórico: a importância da matéria sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social; o registro nominal do voto de cada parlamentar; o grau de disputa entre oposição e situação; o aspecto temporal das propostas de leis; e a clareza do dispositivo votado em relação ao objetivo pretendido. Acesse a plataforma aqui
Com a chegada das eleições de 2022, que ocorrem em 02 de outubro, o Anffa Sindical organizou candidatos a deputados federais que apoiam servidores públicos e, aqueles que são candidatos a reeleição, que votaram contra a PEC 32/2020, da reforma administrativa na Comissão Especial e contra o PL 1293/2021, do autocontrole.
O presidente do sindicato, Janus Pablo, fala sobre a importância de apoiar, por meio do voto, os candidatos que defendem o serviço público. “Em especial aqueles que além deste tema, também defendem o reconhecimento da carreira de auditoria e fiscalização federal agropecuária, por meio da realização de concursos e valorização destes profissionais”.
Serguei Brener, auditor fiscal federal agropecuário, foi coordenador do Comando Nacional de Mobilização na época da votação do PL 1293/2021 e afirma: “Tenho contatos corriqueiramente com diversos parlamentares. É nesse momento de escolha, de decidir em quem vamos votar, que podemos fazer a mudança, ganhar espaço e força se elegermos, em todo o país, deputados comprometidos com a defesa do serviço público, de partidos que possuem esse compromisso e com os quais possamos dialogar e obter ganhos reais para nossa carreira”.
Confira a lista de candidatos à reeleição a deputado federal que votaram NÃO à Reforma Administrativa (PEC 32/2020) na Comissão Especial:
▪️ Márcio Labre (PL/RJ)
▪️ André Figueiredo (PDT/CE)
▪️ Wolney Queiroz (PDT/CE)
▪️ Alcides Rodrigues (PATRIOTA/GO)
▪️ Professor Israel Batista (PSB/DF)
▪️ Paulinho da Força (SOLIDARIEDADE/SP)
▪️ Alencar Santana Braga (PT/SP)
▪️ Léo de Brito (PT/AC)
▪️ Rogério Correia (PT/MG)
▪️ Rui Falcão (PT/SP)
▪️ Camilo Capiberibe (PSB/AP)
▪️ Gervásio Maia (PSB/PB)
▪️ Milton Coelho (PSB/PE)
▪️ Ivan Valente (PSOL/SP)
▪️ Joenia Wapichana (REDE/RR)
Deputados que votaram contra a PEC 32 e são candidatos a outros cargos:
▪️ Sebastião Oliveira (AVANTE/PE) – Candidato a vice-governador
▪️ Léo Moraes (PODEMOS/RO) – Candidato a governador
Deputados federais que votaram contra o PL 1293/2021 (Autocontrole) e são candidatos à reeleição
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR)
▪️ Pedro Uczai (PT/SC)
▪️ João Daniel (PT/SE)
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)
▪️ Alencar Santana Braga (PT/SP)
▪️ Rui Falcão (PT/SP)
▪️ Joenia Wapichana (REDE/RR)
▪️ Erika Kokay (PT/DF)
▪️ Tadeu Alencar (PSB/PE)
▪️ Tabata Amaral (PSB/SP)
▪️ Fernanda Melchionna (PSOL/RS)
O deputado Denis Bezerra (PSB/CE) também votou contra, mas não disputa a reeleição. Ele declinou em favor do pai, Arnon Bezerra (PDT/CE).
No caso do Senado Federal, votaram contra a matéria na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) apenas os senadores Paulo Rocha (PT/PA) e Zenaide Maia (PROS/RN). Nenhum deles é candidato à reeleição.