A última nomeação de novos adidos agrícolas ocorreu em 2021. Na oportunidade, nove vagas foram ocupadas por Auditores Fiscais Federais Agropecuárias
A Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgou informes relativos à abertura de inscrições para processo seletivo interno de candidatos ao posto de adido agrícola, que ocorrerá em breve. Segundo a Escola, a previsão é de que as vagas estejam destinadas para cinco representações diplomáticas, que são em Angola, na Bélgica (UE), na Colômbia, no Egito e em Marrocos.
Exigências – Aos candidatos serão exigidos certificados de proficiência nos idiomas inglês ou espanhol (conforme o destino pretendido), nível B2 ou superior, ou nível correspondente, de acordo com o quadro comum europeu de referência para línguas. No caso de teste que possua pontuação independente para diferentes habilidades linguísticas, o nível indicado deverá ser individualmente alcançado em todas as habilidades (interpretação, leitura, fala e escrita), entre outras documentações.
Para a cidade do Cairo, no Egito, Bruxelas, na Bélgica, e Rabat, capital do Marrocos, será exigido certificado de proficiência em inglês (TOEIC, TOEFL, IELTS, ECCE ou Cambrige).
Para os postos de adidância em Bogotá, na Colômbia, o candidato terá que apresentar certificado de proficiência em espanhol (DELE OU SIELE).
Certificados – Para o idioma inglês, por meio do TOEIC, TOEFL e IELTS, serão aceitos os certificados emitidos desde julho de 2015. Para os que possuem proficiência no mesmo idioma por meio do ECCE e de Cambridge, serão aceitos os certificados independente da data de sua missão.
Aos que que forem apresentar certificados de proficiência para o idioma espanhol, no caso do DELE, este será aceito independente da data de sua emissão. Já em relação ao SIELE, serão aceito os emitidos desde 2015.
Para à candidatura à Angola, não será exigido certificado de proficiência. Todas as dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do contato selecao.adidos@agro.gov.br.
Fonte: Revista Agroanalysis da FGV
Affas adidos– A última nomeação de novos adidos agrícolas ocorreu em 2021, quando nove Affas foram designados para integrar o grupo de profissionais que atuam em missões diplomáticas no exterior focados na promoção do setor agropecuário brasileiro. (veja aqui).
A ocupação de Affas à adidância agrícola é um dos pleitos do Anffa Sindical, uma vez que a carreira é considerada a mais qualificada por se tratarem de experts em questões sanitárias e potenciais nichos de produtos que o Brasil deseja importar e exportar.
Fonte: com informações da Enagro