Aconteceu na manhã de hoje (08), na Superintendência Federal Agricultura de São Paulo (SFA-SP) o primiro Encontro Estadual de Aposentados e Pensionistas do estado neste ano.
A delegada sindical de São Paulo, Gisele Camargo abriu os trabalhos do dia pontuando sua satisfação diante da realização do evento. Ressaltando o esforço que foi feito para reunir os cerca de 30 presentes, a delegada agradeceu a presença de todos e passou a palavra ao diretor de aposentados do Anffa Sindical, José Castilhos.
Este, por sua vez, agradeceu a presença dos integrantes da Direx no estado e convidou os colegas a desfrutarem do momento para o esclarecimento de dúvidas. Em complemento, o diretor de departamento de aposentados e pensionistas, Telmízio da Cunha, desejou a todos um dia produtivo com conversas amistosas. Logo após, o diretor de aposentados da DS-SP, José Márcio, destacou emocionado, sua satisfação em estar de volta à SFA para encontros como esse. “É importante participar”, frisou.
Finalizadas as boas vindas, o presidente do Sindicato, Janus Pablo deu início às atualizações das pautas trabalhadas até o momento. No âmbito interno, deu destaque às ações judiciais movidas pelo Sindicato, e que estão em fase de conclusão. Nesse sentido, alertou a todos para a necessidade de os filiados estarem atentos às comunicações enviadas às delegacias, a fim de evitar atrasos e a consequente não atualização dos processos.
Em relação ao trabalho externo do Sindicato, pontuou que o primeiro semestre de 2023 foi dedicado de modo intenso à pauta de concursos públicos, e compartilhou uma análise do cenário atual.
“É importante ter em conta que todas as carreiras que integram o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), organização da qual o Anffa Sindical é membro, possuem déficit de servidores. Existem carreiras que estão há 14 anos sem concurso, e muitas delas obtiveram autorização para não mais que 50 vagas”, lembrou. “A carreira dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, não está em extinção. A autorização de 200 vagas (relembre aqui) não é o número que precisávamos, mas sem dúvidas é um quantitativo de expressão em números absolutos e proporcionais, em relação ao número de vagas para outras carreiras e ao tamanho delas.”
Ainda nesse contexto, o presidente certificou de maneira enfática que o Sindicato trabalhará para a abertura de mais vagas em concursos regulares.
Em relação à pauta do reajuste salarial, Janus relembrou a posição de prestígio que o Anffa Sindical vem firmando junto a atores relevantes do governo, o que, entre outras ações, resultou no reajuste de 9% concedido aos servidores do executivo, além dos 43,6% sobre o auxílio alimentação. De maneira complementar, o presidente afirmou também que o Sindicato permanece trabalhando nas mesas setoriais de negociação para a atualização de outros benefícios como o per capita saúde e o auxílio creche.
A respeito da reestruturação remuneratória da carreira, Janus Pablo tranquilizou a todos informando que a pauta será discutida no âmbito das mesas específicas de negociação, as quais deverão ser solicitadas pela autoridade competente do órgão de origem, no caso, o MAPA, e relembrou o compromisso firmado com o ministro Carlos Fávaro (acesse aqui) em atuar junto ao MGI no momento adequado.
Além das autoridades citadas, estiveram presentes também o secretário geral da DS-SP, Henrique Pedro Dias e o diretor de comunicação da delegacia, Luís Felipe Conceição.
No turno da tarde, a diretoria estará presente na abertura da Forbeer 2023, evento no qual o Anffa Sindical participará por meio do Sedagro Bebidas. Todos os filiados estão convidados a comparecer e prestigiar o evento.