Leia ofício enviado a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
“Senhora Ministra,
1. Ao cumprimentá-la, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE, que representa mais de 200 mil servidores públicos que desempenham atribuições imprescindíveis ao Estado brasileiro, vem solicitar providências deste Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos no sentido de viabilizar a antecipação do 13° salário aos servidores vinculados ao Poder Executivo Federal residentes no Rio Grande do Sul.
2. A mitigação dos impactos da tragédia sem precedentes no estado, que acometeu grande parte dos municípios, requer a soma de esforços em todas as frentes de atuação do Poder Público. Além de um amparo às famílias no processo de reconstrução de seus lares, a medida mostra-se salutar do ponto de vista econômico-social, uma vez que fomentará o comércio local e, por consequência, a retomada da economia.
3. As entidades signatárias também requerem providências junto às instituições financeiras públicas federais com vistas à renegociação dos empréstimos consignados em folha, também de forma a garantir um fôlego financeiro aos servidores em questão, neste momento de maior necessidade.
4. Certo de sua compreensão e sensibilidade, antecipadamente, agradecemos”.