Em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (03), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciaram o adiamento das provas do Concurso Nacional Unificado, que seriam realizadas no próximo domingo (05).
A decisão se deu em função das fortes chuvas que vêm atingindo o Rio Grande do Sul durante os últimos dias, as quais causaram um estado de calamidade na região. Ao todo, 235 dos 497 municípios gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas que se estenderam desde o início da semana. Há 23 mil pessoas desalojadas, 7.949 em abrigos e 74 feridos, de acordo com o último balanço da Defesa Civil
A posição do governo confronta o próprio comunicado emitido ontem (02), que mantinha a realização do concurso. Apesar disso, segundo a ministra Esther Dweck, o governo trabalhou com a possibilidade de fazer o anúncio definitivo na data de hoje, já que o maior trânsito de pessoas para os locais de prova se daria no dia de amanhã (04).
Ainda não há datas previstas para a realização do certame, visto que as chuvas no Rio Grande do Sul permanecem. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estão previstos ventos fortes com rajadas acima dos 60 km/h, raios, granizo e chuvas que podem superar os 100 mm entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.
Nesse sentido, o governo federal, por meio do presidente Lula, atestou que “não faltará recursos para minimizar o sofrimento que esse evento extremo da natureza está causando no estado.” Em paralelo, o Governo do Rio Grande do Sul e a Defesa Civil divulgaram uma chave Pix com a finalidade de arrecadar recursos que serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios afetados, confira abaixo.
SOS Rio Grande do Sul
Chave PIX: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Instituição: Banrisul