Participação em votação online foi recorde
A Assembleia Geral Nacional Extraordinária convocada para esta quarta-feira (25) aprovou o indicativo de greve dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários por 1325 votos a favor, 76 votos contra e 32 abstenções. Com isso, os profissionais podem entrar em greve caso a carreira não esteja incluída na reestruturação do Executivo Federal.
O presidente do ANFFA Sindical, Janus Pablo Macedo, celebrou o resultado e falou das expectativas diante do resultado: “Foi um recorde para a nossa organização sindical. Os Auditores Fiscais Federais Agropecuários deram um recado que querem o reconhecimento por parte do Governo Federal por meio da nossa reestruturação, e isso sinaliza a união em prol dos nossos pleitos”.
O recorde foi um reflexo da contribuição dos Delegados Sindicais e os Comandos Estaduais de Mobilização, que incentivaram os Auditores Fiscais Federais Agropecuários a votar. Vários estados também fizeram reuniões para a mobilização, como Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
O indicativo de greve é mais um passo na luta da categoria para a reestruturação da carreira e reajuste salarial. Na última terça (24), a Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), debateu o reajuste a todos os servidores federais.
Na ocasião, o presidente Janus Pablo, destacou a importância do trabalho dos AFFAs na cadeia produtiva brasileira, apontou que a categoria não recebe reajuste salarial desde 2017 e pontuou a ação initerrupta dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários durante a pandemia da Covid-19, o que impediu o desabastecimento de alimentos.