Com o tema: “Nossa vida depende da água que se planta no solo vivo”, os convidados, Afonso Peche Filho, pesquisador do IAC e Araci Kamiyama, extensionista da CATI – SP irão dialogar sobre o papel da agroecologia e agricultura orgânica no desenvolvimento da agricultura brasileira.
A live acontecerá na página do Instituto: https://www.youtube.com/institutobrasilorganico
O Dia Mundial do Solo
O dia cinco de dezembro, é uma data criada pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo, e oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de alertar para o grave problema da degradação progressiva imposta aos solos pelo crescimento desordenado da humanidade.
Estudos patrocinados pela FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations, mostram que 33% dos solos do mundo estão degradados. Apesar de todo desenvolvimento tecnológico a capacidade produtiva dos solos vem caindo a cada ano. Somente a erosão é responsável pela extinção de 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano. A FAO estima que as perdas na produção de cereais relacionadas com a degradação dos solos serão da ordem de 253 milhões de toneladas, em 2050.
O dia 5 de dezembro não é um dia comemorativo, é um dia de luta. Uma data para reflexão sobre a necessidade de mudar essa realidade.