Laboratório é considerado o maior do país e responsável por fornecer dados técnicos e resultados de análises laboratoriais, que compõem a tomada de decisão no âmbito da defesa agropecuária
Na última semana (29/11 – 01/12), o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA/MG) completou 40 anos de inauguração. Por esse motivo, foi organizado um evento para celebrar essa data significativa. Durante três dias houve feira de artesanato, visitas às instalações, palestra e confraternização.
No primeiro dia, as portas do laboratório foram abertas para que os servidores e colaboradores levassem seus familiares para conhecerem o local de trabalho. Os visitantes tiveram a oportunidade de acompanhar algumas experiências práticas preparadas para este momento, percorrer as dependências e interagir com alguns animais. As crianças puderam utilizar o espaço Ceres, o campo de futebol e brincar em espaços devidamente preparados para eles. “Fiquei particularmente feliz em ver o laboratório ser mostrado para parte da população que nem imagina a participação do trabalho realizado aqui na promoção da saúde da população brasileira, assim como na manutenção e conquista de mercados internacionais”, disse o coordenador do laboratório, Mikael Hodon.
O segundo dia foi voltado para os servidores e colaboradores que atuam no laboratório. Foi oferecido um almoço a todos, seguida da palestra “Diálogos Produtivos”, com Cláudia Silva, que tratou das relações no ambiente laboral, assim como ofereceu soluções práticas e formas de lidar com conflitos. “A apresentação auxiliou de forma a se construir e manter um bom ambiente no local de trabalho e que todos estejam o mais motivados possível para enfrentar os desafios diários impostos durante o cumprimento da jornada de trabalho”, afirmou Hodon.
Por fim, no último dia de comemoração, ocorreu a solenidade formal, com a presença de todos os colaboradores e servidores ativos, assim como de diversos servidores aposentados, órgãos e entidades diversos, que participam ou participaram da história do LFDA-MG.
O evento foi aberto pelo Coral Luiz Gonzaga, de Pedro Leopoldo/MG. Em seguida, foi transmitido um vídeo comemorativo com um breve resumo da história do LFDA-MG. Além disso, os servidores que completaram 40 anos de serviço foram homenageados. “Pessoalmente gostei muito do evento. Foi um desafio conseguirmos concretizá-lo dentro de pouco tempo hábil. Isso só foi possível devido ao alto nível de comprometimento e competência das nossas equipes”, celebrou o coordenador. “Só tenho a agradecer a todos que construíram este evento e também àqueles que nos prestigiaram e estiveram conosco nestes dias”, conclui.
História do Laboratório
Os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) são os laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e estão vinculados à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), por meio da Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários – CGAL/DTEC/SDA. Atuam como autoridade nos diversos assuntos laboratoriais pertinentes à defesa agropecuária federal.
A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária é a responsável por fornecer dados técnicos e resultados de análises laboratoriais, que compõem a tomada de decisão no âmbito da defesa agropecuária.
Alicerçada em ferramentas de qualidade e gestão, busca atender as necessidades da fiscalização agropecuária em suas particularidades, garantindo a confiabilidade nos seus resultados dos ensaios.
Atualmente a Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária é composta por 6 laboratórios. Dentre eles, o LFDA-MG é considerado o maior deles. Esta rede atende a todas as demandas oficiais do Ministério, ou seja, todo alimento produzido a partir de produtos de origem animal ou vegetal, em algum momento do seu processo produtivo irá passar pela rede LFDA para ser analisado. Estes englobam tanto a saúde animal quanto a saúde vegetal, a inspeção de produtos de origem animal e vegetal, controle de vacinas e outros produtos biológicos, assim como atuações em parcerias com outros órgãos, como Polícia Federal, Procon e Ministério Público Estadual.
Entretanto, a importância deste LFDA, assim como de toda a rede, não se restringe às análises realizadas e resultados emitidos. Desde sua criação, este Laboratório também promove divulgação do conhecimento em várias áreas, agindo como local de formação de profissionais para atuação no sistema de defesa agropecuária ao longo de anos.
Apenas em 2023, o LFDA-MG promoveu três cursos de formação para o Programa Nacional de Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). O laboratório também foi sede de um curso internacional foi para nivelamento e atualização sobre peste suína clássica e peste suína africana para diversos países das Américas
Outra característica deste laboratório é o alto grau de formação de seu corpo técnico, o que proporciona que este atue como fonte de conhecimento para toda a defesa agropecuária. Dessa forma, é possível contribuir significativamente no planejamento de diversas ações e na resolução de problemas mesmo fora dos laboratórios. Um exemplo disto são os rotineiros treinamentos de coleta de amostras dados por servidores em vários estados brasileiros, assim como a participação como palestrantes em cursos e treinamentos voltados à defesa agropecuária.
O laboratório atua nas mais diversas áreas do MAPA, sendo de forma exclusiva em algumas delas. Todo o diagnóstico de febre aftosa e peste suínas clássica, duas das mais importantes enfermidades da defesa agropecuária nacional, é realizado no local. Este também é o laboratório de referência para o PNCEBT, tendo participado desde a criação deste programa e atuado em todas as demandas (diagnóstico, validação de técnicas de diagnóstico, identificação de focos, certificação de rebanhos, estudos de prevalência, controle de vacinas, produção e controle de insumos para diagnóstico, cursos de formação, entre outros).
No local também foi construído o primeiro laboratório de nível máximo de biossegurança. Este tipo de laboratório permite o trabalho de servidores com segurança em diversos patógenos importantes para a defesa agropecuária nacional. Ainda, oferece suporte a pesquisas que necessitem deste tipo de estrutura.
Além da área de diagnóstico animal, existem escopos distribuídos em várias áreas, que atendem, por exemplo, a demandas de controle de diversos resíduos, como pesticidas, micotoxinas e medicamentos veterinários. Apenas neste LFDA se faz as análises de dioxinas, importante analito exigido por diversos importadores de nossos produtos. Neste LFDA também está localizado o laboratório de referência para a rede brasileira de qualidade do leite, que gerencia uma rede responsável pela análise de milhões de amostras do produto, garantindo a qualidade que chegará à mesa de cada brasileiro. Por fim, o LFDA-MG detém o único laboratório de análise de sementes creditado pela ISTA na América do Sul, tendo atuação decisiva no controle e melhoria das diversas culturas presentes nas lavouras brasileiras.