Lançada na tarde desta quinta-feira, 26/08/2021, a campanha chamada “Peste Suína Africana, Aqui Não!” vem reforçar uma necessidade primordial no controle de fronteiras internacionais.
Após a confirmação de dois casos de PSA na República Dominicana, um alerta se acendeu na Unidade de Vigilância Agropecuária Internacional – Vigiagro, e foi criado o Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos do Ministério da Agricultura – MAPA.
Agora, de modo a intensificar as ações que vêm sendo empreendidas (Leia mais aqui e aqui), o Ministério da Agricultura lançou a campanha a fim de educar os públicos que podem ter contato com o vírus.
A campanha
“Nossos dois públicos-alvo principais são a população em geral, no caso dos viajantes; e o produtor de suínos”, disse a coordenadora de comunicação de risco, Patrícia Távora, do MAPA.
Desse modo, toda a comunicação está direcionada à conscientização desses públicos em evitarem a introdução do vírus no Brasil.
Com foco na informação, de modo a instruir a população acerca dos perigos que a PSA pode trazer, assim como maneiras de evitar a inserção do vírus em território nacional, o material elenca atitudes a serem evitadas por viajantes e produtores, ressaltando tanto o aspecto econômico, quanto o sanitário. Por fim, destaca ainda os sintomas que animais contaminados podem apresentar, e como o produtor deve proceder nesses casos.
Parceria com o Anffa Sindical
O Diretor de Comunicação do Anffa Sindical, Antônio Andrade, avalia que “para o Anffa é uma honra participar desta campanha em parceria com a ABPA e o MAPA, uma vez que este é o momento de reunir esforços no sentido de evitar a introdução da enfermidade no país.”
Ele ainda complementa ao dizer que esta é “uma oportunidade valiosa de nos engajarmos em ações que dizem respeito ao interesse coletivo saindo da pauta exclusivamente corporativa e sindical”, considera.
Por fim, caberá aos parceiros – a ABPA e o Anffa – preparar o material de apoio com suas respectivas logomarcas, para a campanha que será veiculada nos principais aeroportos do país e está prevista para durar até março de 2022.
Veja na galeria abaixo o material de divulgação da Campanha.