Aconteceu na tarde de ontem (15) a solenidade de lançamento do uniforme para os servidores da Defesa Agropecuária Federal, referente à Portaria Nº 1.192, de 04 de novembro de 2024. O evento contou com a presença do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do secretário de defesa agropecuária, Carlos Goulart, entre outras autoridades.
A adoção de um traje comum é demanda antiga dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, intensificada junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por intermédio do Anffa Sindical e tem por objetivos o fortalecimento da identidade institucional, a uniformidade e coerência da comunicação visual, o pronto reconhecimento da instituição e de seus servidores, além de conforto e funcionalidade na execução das tarefas dos servidores.
Segundo a diretora de Relações Institucionais, Consuelo Garrastazu, esta é uma excelente definição para a categoria dos Auditores Agropecuários, especialmente em momentos de atuação conjunta com demais órgãos de fiscalização. “Todos os outros órgãos já possuíam uma identidade visual e um uniforme unificados, e o Mapa ainda não. Agora, além do fortalecimento da imagem institucional da carreira, essa padronização irá conferir segurança ao servidor em momentos de fiscalização, garantindo que ele seja reconhecido como legítimo representante do Ministério”, disse.
Nesse sentido, o diretor do departamento de Relações Institucionais do Sindicato, Mario Peyrot, lembrou ainda que, em função da indefinição de uma identidade nacional, havia muitas tentativas regionais de estabelecimento de um uniforme, porém todas muito distintas entre si. “Agora, todos temos a mesma identidade visual que deverá ser utilizada em todos os estados do país conferindo reconhecimento e segurança aos Auditores Agropecuários.”
Ao todo foram confeccionadas sete peças entre coletes, camisas, calças e jalecos os quais deverão ser implementados nas diversas atividades da defesa agropecuária no prazo de 180 dias. Segundo o secretário Carlos Goulart, novas peças ainda serão incorporadas ao uniforme, como o traje social, agasalhos e o uniforme dos cães de detecção.
Clique aqui e acesse o Manual de Identidade Visual da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Horas Extras e Fundo Federal Agropecuário
O Ministro Carlos Fávaro lembrou ainda dos compromissos assumidos com a categoria, como a reativação do Fundo Federal Agropecuário e a regulamentação da indenização por horas extras que atualmente não são remuneradas. “Quero participar junto com vocês de todas as medidas importantes para o aperfeiçoamento e modernização do Ministério da Agricultura, para que possamos deixar juntos esse legado como forma de reconhecimento por tudo que vocês [servidores] fazem.”