Inscrições podem ser feitas até o dia 06/08, por meio do site da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (clique aqui).
Sob a coordenação da Ouvidoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e com o apoio da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) acontece, na próxima semana, o Workshop Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e à Violência Laboral. O período de inscrição vai até o dia 06/08/2024 e pode ser feito pela página da Enagro.
Ministrado pela consultora na área de prevenção e enfrentamento aos Assédios, Especialista em Ouvidoria, Promotora de Justiça aposentada do MPDFT e docente da ABO Nacional, Rose Meire Cyrillo, o evento reforça o compromisso da gestão no sentido de promover um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, conforme estabelecem as diretrizes do “Guia Lilás”, da Controladoria-Geral da União, e a Lei nº 14.540, de 3 de abril de 2023, que institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e outros crimes contra a dignidade sexual na Administração Pública.
De forma prática, o seminário buscará implementar mecanismos de prevenção e enfrentamento às diversas formas de assédio, alinhar os conhecimentos com normativas internacionais, capacitar colaboradores, desenvolver uma cultura organizacional de respeito e tolerância zero e adaptar a dinâmica de trabalho às novas realidades.
Segundo a Ouvidora do Ministério da Agricultura e Pecuária, Maria das Graças Salles, abordar os temas de assédio moral, sexual e qualquer violência laboral (incluídos os casos de discriminação, etarismo, capacitismo) no MAPA é importante tanto para a prevenção, quanto para a correção de posturas e atitudes prejudiciais ao ambiente de trabalho. “Conforme destacado no Guia Lilás, essas práticas constituem violações de direitos humanos e afetam negativamente a igualdade de oportunidades, a dignidade e a integridade física e psíquica dos trabalhadores”, destacou.
Programação
A fim de abordar de forma mais eficaz as necessidades e responsabilidades específicas de cada grupo de servidores dentro do Ministério, haverá duas turmas de capacitação: uma direcionada às lideranças e outra aos colaboradores.
Isso porque líderes têm um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho respeitoso e na prevenção do assédio e da discriminação. Portanto, é fundamental que eles recebam treinamento específico sobre como identificar, prevenir e lidar com essas situações, além de promover uma cultura de respeito e integridade. Por outro lado, os servidores e colaboradores precisam ser capacitados para reconhecer e denunciar práticas de assédio e discriminação, entender seus direitos e saber como buscar apoio, avaliou a Ouvidora.
Nesse sentido, o público pode esperar um evento altamente informativo e prático, disse a responsável pela Ouvidoria do Mapa. “O workshop será uma oportunidade para os participantes aprofundarem seu conhecimento sobre os direitos e responsabilidades no ambiente de trabalho, aprenderem a identificar e denunciar práticas abusivas, e contribuírem para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.”
Confira a programação abaixo e participe
Workshop Lideranças – Secretários, chefes de serviços e demais cargos
07/08/2024 das 9h às 12h
Conteúdo:
– Desenvolvimento de Competências de Liderança Ética e Regenerativa.
– Implementação de Políticas Internas de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e à Violência Laboral.
– Gestão de conflitos laborais interrelacionais.
– Estratégias para fomentar um ambiente de trabalho de confiança e colaborativo.
Workshop Servidores – Empregados públicos, colaboradores terceirizados e estagiários
08/08/2024 das 9h às 12h
Conteúdo:
– Distinções entre Atos de Gestão, Assédio e Conflitos Comuns no Ambiente de Trabalho.
– Padrão de Linguagem como ferramenta de prevenção ao Assédio e todas as formas de Discriminação e outras Violências.
– Possíveis intervenções no Enfrentamento ao Assédio e à Violência Laboral.
– Pactos de Convivência e a Qualidade do Ambiente Organizacional.