Décio era aposentado e casado com a também AFFA aposentada Tânia Lyra. O enterro ocorreu no dia de hoje, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília.
É com imenso pesar que o ANFFA Sindical comunica a seus filiados o falecimento do Auditor Fiscal Federal Agropecuário Décio de Araújo Lyra.
Decio era aposentado e casado com a também AFFA aposentada Tânia Lyra.
O enterro ocorreu no dia de hoje, no cemitério Campo da Esperança, em Brasília.
O ANFFA Sindical, por seus Diretores, Delegados e Representantes, se solidariza com a dor de seus familiares, a quem envia suas condolências e a quem presta suas mais sinceras homenagens.
Atualização: após a publicação desta nota de pesar, recebemos informação sobre os importantes trabalhos desenvolvidos pelo AFFA Décio Lyra, os quais reproduzimos:
Formação:
- Graduação em Medicina Veterinária – Universidade Rural do Brasil, hoje curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil em 17 de dezembro de 1959.
- Curso de Especialização em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública, concluído em 31 de janeiro de 1961.
- Pós-graduação em Medicina Veterinária Preventiva na UFMG no período de 1975-
- Seminário Análise Custo-Benefício de Programa de Controle da Doença Animal, UFMG, 06 de junho de 1975.
Atividades Profissionais:
- Nomeado zoopatologista pelo Diretor do Instituto de Biologia Animal do Departamento Nacional de Produção Animal do Ministério da Agricultura. Portaria N.º 1-A de 5 de janeiro de 1962.
- Designado pela papeleta número 22 de 23 de abril de 1969, do senhor Diretor do IPEACS, como membro da Comissão incumbida de propor as atribuições do Instituto de Biologia Animal – IBA, atendendo as recomendações do EXMO.Sr. Ministro da Agricultura.
- Membro da Comissão Técnica – Produção Animal, do 1.º Congresso Brasileiro de Avicultura, Rio de Janeiro, 16 de julho de 1969.
- Designado pela portaria N.º 236 de 8 de setembro de 1971 do senhor Secretário Executivo do Ministério da Agricultura para servir em Brasília no Departamento Nacional de Produção Animal.
- Representante brasileiro substituto junto a Comissão Sul-Americana de Combate à Febre aftosa, portaria n. º 01 de 04 de janeiro de 1973, do Diretor Geral do DNPA.
- Membro da Comissão do “Office International des Epizooties” para Febre aftosa, DE 1986- 1990.
- Delegado do Brasil ante a OIE. JS/MP 25.190 DE 17 de julho de 1992 do senhor Diretor Geral da OIE.
- Nomeado por Decreto presidencial em 30 de maio de 1990, para o cargo de Diretor do Departamento de Defesa Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária.
Congressos e Seminários:
- Participante do Painel – Produção e Controle de Produtos Biológicos, no XVI Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária realizado em Salvador – Bahia no período de 22 a 27 de outubro de 1978.
- Participante do V Seminário dos Produtores de Pintos de Corte, realizado em Campinas – SP, nos dias 24,25 e 26 de junho de 1987.
- Participante do XIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, Brasília – DF, 23 de novembro de 1972.
Documentos Elaborados:
- Elaborou por incumbência da FAO, em decorrência de consulta sobre uma rede de Defesa Regional contra Doenças Exóticas, realizada em São Domingos, República Dominicana, de 18 a 28 de abril de 1983, em dois volumes, a monografia intitulada PESTE BOVINA, referente aos aspectos da doença, e da sua erradicação no Brasil, 1985, 420 páginas.
- Elaborou o subprojeto de Vigilância Internacional e Doenças Emergenciais, propondo a criação do GEDE – Grupo de Erradicação de Doenças Exóticas e Emergenciais, com proposta de legislação.
- Elaborou o documento sobre o controle das Salmonelloses e Micoplasmoses aviárias, que serviu de base ao controle dessas doenças no Programa Nacional de Sanidade Avícola, maio de 1994, 200 páginas.
- Elaborou o texto para Seminário-Doença Vesicular do suíno- EV- UFMG-
- Elaborou o texto para Seminário – Saúde Pública e Animais de estimação- EV- UFMG- outubro de 1976.