Com nomeação ocorrida na noite desta segunda-feira (23/10), candidatos eleitos e reeleitos nas Eleições 2017 do Sindicato assumem cargos para diretores, secretários, delegados sindicais, representantes de seções sindicais e conselheiros fiscais para gestão 2017-2020. Saiba o que muda na equipe
Diretores, secretários, delegados sindicais, representantes de seções sindicais e conselheiros fiscais eleitos e reeleitos por meio das Eleições 2017 do Anffa Sindical (ocorrida no último mês de setembro), tomaram posse de seus cargos na noite desta segunda-feira (23/10), durante solenidade, em Brasília, Distrito Federal.
Na ocasião, o presidente reeleito Maurício Porto agradeceu à Comissão Eleitoral envolvida em todo o processo das Eleições 2017, aos diretores, secretários, conselheiros, delegados sindicais e representantes que encerram o mandato e deixam suas posições eletivas, e aos funcionários e colaboradores do Sindicato e das Delegacias Sindicais. Por fim, Porto falou sobre os desafios para a próxima gestão.
“Questões essenciais para a nossa categoria como a que diz respeito à implantação do processo meritocrático, à regulamentação e implementação da indenização de fronteiras, à Enagro e à reposição do quadro de Auditores Fiscais Federais Agropecuários através de concurso público continuarão como nossa bandeira de luta junto ao MAPA para essa próxima gestão”, garantiu o presidente. (Leia na íntegra o discurso de posse do presidente Maurício Porto).
Além de Porto, do vice-presidente do Anffa Sindical, Marcos Lessa, e dos demais candidatos reeleitos pelos filiados, 45 novos nomes devem assumir funções representativas. Veja abaixo o que muda na equipe do Anffa Sindical:
Secretaria Geral
Serafim Castro da Costa, antes à frente da Diretoria de Formação Profissional, é o novo secretário geral do Anffa Sindical, cargo antes ocupado por Antônio Samarão. Segundo Serafim, a expectativa como diretor da pasta é desempenhar a função atendendo plenamente os anseios dos filiados.
“Pretendemos dar ampla divulgação e toda transparência às ações desenvolvidas pela Secretaria, tratando todas as demandas oriundas das Assembleias Gerais Nacionais e das Delegacias Sindicais, sempre em cumprimento ao Estatuto da Anffa Sindical”, afirma o novo secretário geral.
Diretoria de Formação Profissional
Por sua vez, a função de diretor de Formação Profissional que era comandada por Serafim da Costa passa a ser de Guilherme Reis Coda Dias.
De acordo com Guilherme, a diretoria deverá focar nesse próximo triênio (2017-2020) à formação sindical de delegados e diretores do Anffa Sindical.
“A ideia é oferecer um curso de formação sobre temas que permeiam o âmbito sindical que explique como funciona o estado brasileiro, questões legais dos direitos e deveres dos servidores públicos, sobre negociação coletiva e direito à greve, entre outros assuntos relacionados à formação sindical”, explica Coda.
Ainda segundo o novo diretor de formação profissional, outro objetivo da pasta para essa gestão é identificar novos líderes. “A gente busca possíveis líderes dentro dessa nova geração da carreira, que entrou nos últimos concursos públicos, para também oferecer formação sindical a esses colegas”, afirma.
Secretaria de Planejamento Estratégico
Assumindo o lugar do colega João Caldas, o novo diretor de Planejamento Estratégico é o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Paulo Roberto de Oliveira Reis e Souza. A equipe de Comunicação do Anffa Sindical não conseguiu entrar em contato com Paulo até a finalização da matéria, pois o mesmo se encontra em viagem internacional.
Diretoria de Política Profissional
Já Antônio Araújo Andrade Júnior (antes coordenador do Comando Nacional de Mobilização) é o novo diretor de Política Profissional, título anteriormente conferido à Janina Carvalho. Para Antônio, assumir a pasta é um desafio.
“A expectativa é de atender às diretrizes do Conaffa e cumprir as promessas que fizeram parte da campanha, principalmente em relação à criação dos Grupos de Trabalho para analisar e fazer proposições de atos da administração pública”, conta.
Diretoria de Aposentados e Pensionistas
Clóvis Fantoni, antes membro do Conselho Fiscal do Sindicato, assume o cargo de diretor de Aposentados e Pensionistas, antes administrado por José Luiz Castilhos. Segundo Clóvis, a ideia é dar continuidade ao cronograma de cursos preparatórios para aposentadoria já implantado anteriormente, além de integrar mais efetivamente os aposentados e pensionistas aos assuntos do Sindicato.
“A ideia é fazer com que essa parcela de filiados tenha mais interesse em saber sobre as ações do Sindicato. Além disso, estamos amadurecendo a ideia de um banco de talentos que tem como objetivo recrutar AFFAs aposentados com notório saber em determinados assuntos para colaborar em comissões ou grupos”, explica o novo diretor.
Além dos nomes citados acima, outros cinco diretores suplentes dão novos ares à equipe da Diretoria Executiva Nacional (Direx). São eles: Adriano da Silva Guahyba (Suplente 1), Bárbara Honório Cruz (Suplente 2), Oscar Aguiar Rosa Filho (Suplente 3), Telmízio José Cunha (Suplente 4) e Viviane Ribeiro Chocorosqui Barbosa (Suplente 5).
Conselho Fiscal
Assumindo o Conselho Fiscal nos próximos anos (2017-2020), Sheila Diana de Castro Ribeiro, André Castriani Quirino e José Antônio de Azevedo Neto estarão à frente das funções, hoje exercidas por Clóvis Fantoni, José de Oliveira Mascarenhas Júnior e Jeronymo César Messa.
Grandes mudanças nas Delegacias Sindicais
Se houveram mudanças na Diretoria Executiva Nacional (Direx) do Anffa Sindical e no Conselho Fiscal, nas diretorias das Delegacias Sindicais e representações de Seções Sindicais nos estados essa rotatividade foi ainda mais significativa. No total, 16 novos delegados sindicais e outros 16 novos representantes de seções sindicais passam a assumir a gestão de suas respectivas unidades. São eles:
Delegado Sindical do Ceará – José Fernando Ferreira Gomes
Delegada Sindical do Distrito Federal – Laucir Rodrigues Gonçalves
Delegado Sindical do Espírito Santo – Josimar de Almeida Cabral
Delegado Sindical do Maranhão – Genilson Ferreira Santana
Delegado Sindical do Mato Grosso – Joaquim Guimarães Botaro
Delegado Sindical do Mato Grosso do Sul – Antonio Belarmino Machado Júnior
Delegado Sindical do Pará – Elison Lira de Sousa
Delegado Sindical da Paraíba – Gecemar Cordeiro Júnior
Delegado Sindical do Paraná – Ricardo Guimarães Piazzetta
Delegado Sindical de Pernambuco – José Carlos Carneiro Silva
Delegado Sindical do Piauí – Eduardo Piauilino Mota
Delegada Sindical do Rio de Janeiro – Verônica das Neves Sant'anna Ribeiro
Delegado Sindical do Rio Grande do Sul – Mário Fernando Peyrot Lopes
Delegado Sindical de São Paulo – Ronaldo Romney Silva Carvalho
Delegado Sindical de Sergipe – André Barretto Pereira
Delegado Sindical do Tocantins – Welciton de Assunção Alves
Representante de Itabuna/BA: Paulo Roberto Hoog de Sá
Representante de Vitória da Conquista/BA:- Uiara Souza de Burghgrave
Representante de Rio Verde/GO – Priscila Maris de Souza Silvestre
Representante de Dourados/MS – Graciela Bergamaschi Pezerico
Representante de Juiz de Fora/MG – Leandro José Machado
Representante de Pedro Leopoldo/MG – Rodrigo Mauro Ramos
Representante de Lavras/MG – José Maurício Pereira
Representante de Uberaba/MG – Eric Campanha Paolucci
Representante de Uberlândia/MG – Winkler Jean da Rocha Naves
Representante de Campina Grande/PB – Adriana Araújo Costa Truta
Representante de Planalto/RS – Isidro Paulo Duarte Ritta
Representante de Sul/RS – Glênio Morais Altenbernd
Representante de Itajaí/SC – Conrado Soares Ferreira
Representante de Guarulhos/SP – Katia Mizuta
Representante do Lanagro/SP – Carlos Juliano da Silva
Representante de Santos/SP – Ana Paula Tarbe Machado
A ata divulgada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 09/10/2017 com esses e os demais candidatos (reeleitos) nas Eleições/2017 você confere clicando aqui.