O objetivo é ampliar o acesso aos serviços do Mapa para as regiões produtivas do Brasil
Os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul agora passam a contar com novas Unidades Técnicas Regionais de Agricultura e Pecuária (UTRAs) vinculadas às Superintendências Federais de Agricultura (SFA). A oficialização das novas unidades descentralizadas foi publicada na Portaria nº 597, no Diário Oficial da União (DOU).
A instalação de UTRAs tem como objetivo ampliar a atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) de forma descentralizada para aproximar o serviço técnico das zonas produtivas agropecuárias e agrícolas no Brasil.
Em Minas Gerais, é o município de Caratinga que recebe a nova Unidade Técnica, com a sigla UTRACAR. Já em Mato Grosso, a unidade fica na cidade de Sorriso – UTRA-SO – que foi recém inaugurada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, por ser a primeira unidade descentralizada do estado.
No Paraná, dois municípios foram contemplados: Guarapuava, com a sigla UTRAGUAR e Toledo, com a sigla UTRATOL. Em Pernambuco a Unidade Técnica é no município de Garanhuns – UTRAGARANHUNS – e no Rio de Janeiro é na cidade de Campos dos Goytacazes, a UTRACGOY.
Já o estado do Rio Grande do Sul ganha quatro novas Unidades Técnicas: em Passo Fundo – UTRAPFU; em Santa Maria – UTRASMA; em Pelotas – UTRAPEL; e em Ijuí – UTRAIJU.
“A oficialização das UTRAs no RS, por exemplo, são estratégicas e darão celeridade e eficiência nas ações de suporte ao setor agropecuário e fiscalizações. Com isto damos um passo importantíssimo para aperfeiçoar a nossa ação aqui no estado, aproximando o Mapa do setor produtivo. É uma resposta do ministro Carlos Fávaro a uma demanda de anos e que foi reforçada na sua visita ao Rio Grande do Sul, na 46ª Expointer”, comemora o superintendente federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, José Cleber.
Com as novas unidades oficializadas, soma-se pelo Brasil 58 UTRAs espalhadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.